Maior artilheiro da Copa do Mundo: Quem são os 10 jogadores que mais fizeram gols
Ranking dos maiores artilheiros de Copas do Mundo conta com dois nomes do Brasil; Alemanha é o país mais representado, com quatro atletas
Você sabe quem é o maior artilheiro das Copas do Mundo? O evento esportivo reúne os melhores atletas do mundo do futebol e com certeza é marcado por grandes feitos.
Com uma nova edição muito próxima, não é só a ansiedade de torcer pelo hexa e vibrar com a Seleção Brasileira em campo que cresce. A curiosidade de saber mais sobre os melhores jogadores do mundo e sobre os principais recordes do campeonato também aparece.
Por isso, elencamos aqui os 10 maiores goleadores do torneio: de Ronaldo Fenômeno e Pelé representando o Brasil, a outros grandes jogadores mundiais.
Trazemos ainda curiosidades sobre craques como Neymar e Messi, que não estão no ranking de artilheiros, mas deixaram sua marca registrada nas edições anteriores da Copa do Mundo.
Maiores artilheiros da Copa do Mundo: quem foram os 10 que mais marcaram?
A Copa do Mundo é o mais importante torneio do futebol mundial. Com 21 edições realizadas, o campeonato tem passes, jogadas e gols históricos. Agora, com a Copa de 2022 chegando, nada melhor do que falar sobre esses recordes.
O evento deste ano acontece entre 20 de novembro e 18 de dezembro, mas entre todos os feitos inesquecíveis dos últimos anos, quem é o maior artilheiro da Copa do Mundo até agora?
O jogador com mais gols em Copas do Mundo é alemão: Miroslav Klose está no topo do ranking de artilheiros do maior evento de futebol mundial. Confira a lista de artilheiros da Copa com os 10 maiores de todos os tempos.
1°) Miroslav Klose
Miroslav Josef Klose é o maior artilheiro das Copas do Mundo até hoje, com 16 gols marcados pela seleção da Alemanha.
Klose jogou como atacante para a equipe nas edições de 2002, 2006, 2010 e 2014, levantando a taça do torneio em seu último ano de Copa do Mundo. Foi também em 2014 que ele se consagrou como maior goleador e fez história no campeonato.
Hoje, Miroslav Klose é técnico do Rheindorf Altach, time aústriaco da Austrian Bundesliga. Esse é o primeiro trabalho da carreira do ex-jogador como treinador de futebol.
2º) Ronaldo Fenômeno
Em segundo lugar, temos um brasileiro entre os principais artilheiros da Copa do Mundo: Ronaldo “Fenômeno”.
O craque inesquecível da Seleção Canarinha tem 15 gols marcados no campeonato, apenas um a menos do que o maior artilheiro das Copas do Mundo.
Ronaldo participou de quatro edições do campeonato, em 1994, 1998, 2002 e 2006, fazendo parte de momentos históricos do time do Brasil, e ganhando destaque como protagonista em 2002 e 2006.
Em 1994, sua primeira vez no evento, Ronaldo ficou no banco de reservas, mas vibrou a conquista da taça com a equipe. Já em 2002, o “Fenômeno” ergueu a taça como titular.
3º) Gerd Müller
Gerhard Müller, conhecido como Gerd Müller, ocupa o terceiro lugar entre os maiores artilheiros da Copa do Mundo, com um total de 14 gols marcados.
O atacante da Alemanha participou de apenas duas edições do evento, nos anos de 1970 e 1974, mas ficou eternamente conhecido por suas finalizações muito precisas na pequena área.
Gerd Müller morreu aos 75 anos, em agosto de 2021, deixando um grande legado no futebol mundial.
4º) Just Fontaine
Just Louis Fontaine não é o maior artilheiro da Copa do Mundo, mas com certeza possui um marco histórico na competição. O atacante marcou 13 gols em apenas uma edição do evento, em 1958.
Fontaine só precisou de quatro partidas com a camiseta da seleção da França para alcançar o 4º lugar da lista de artilheiros da Copa do Mundo. Essa foi a primeira e última edição do torneio em que Fontaine participou.
5º) Pelé
É claro que o nosso Rei Pelé não poderia ficar de fora desse ranking. Apesar de não ser o maior artilheiro da Copa do Mundo, o jogador foi protagonista da Seleção Brasileira.
Com 12 gols marcados durante as edições de 1958, 1962, 1966 e 1970, Pelé é um dos grandes nomes do futebol nacional e mundial.
Não é à toa que o craque foi nomeado atleta do século pelo Comitê Olímpico Internacional em 1999, e está entre os cinco melhores jogadores da história, segundo ranking da revista FourFourTwo.
6º) Sándor Kocsis
Sándor Kocsis marcou 11 gols pela seleção da Hungria e ocupa o 6º lugar na lista de maior artilheiro em Copas do Mundo.
Kocsis segue o exemplo de Fontaine: com participação em apenas uma edição do campeonato mundial, em 1954, o ex-jogador húngaro se consagrou como um dos maiores goleadores das Copas.
O talento do atacante também fez história no Budapest Honvéd, onde marcou 75 gols em 68 partidas.
7º) Jürgen Klinsmann
Na sétima posição, temos Jürgen Klinsmann, com 11 gols marcados durante as edições de 1990, 1994 e 1998.
Assim como o maior artilheiro da Copa do Mundo, Klinsmann também fez parte da seleção da Alemanha e tem um histórico memorável no futebol mundial.
Não só foi um dos grandes goleadores do evento, como também foi consagrado como capitão honorário da Alemanha.
8º) Helmut Rahn
Com 10 gols marcados em duas edições da Copa do Mundo, Helmut Rahn ocupa o 8º lugar do ranking de artilheiros do campeonato.
Rahn, conhecido como Der Boss – ou O Chefe, na tradução para o português – fez parte da seleção da Alemanha, assim como o maior artilheiro da Copa do Mundo, Klose.
O atacante ficou mundialmente conhecido por marcar o gol decisivo na final da Copa de 1954, contra a Hungria.
9º) Gary Lineker
Gary Winston Lineker também soma 10 gols marcados em edições da Copa do Mundo. O atacante da seleção da Inglaterra participou do evento nos anos de 1986 e 1990.
O jogador é ainda o quarto maior artilheiro da Inglaterra, com 48 gols em oito anos de carreira.
10º) Gabriel Batistuta
Com 10 gols marcados nas edições de 1994, 1998 e 2002, Gabriel Batistuta ocupa a décima posição do ranking de artilheiros da Copa do Mundo.
Ex-jogador argentino, Batistuta ficou conhecido pelos apelidos “Batigol” e “El Ángel Gabriel” durante a sua carreira, provando um talento nato para balançar as redes.
O atacante conquistou o 3º lugar no prêmio de Jogador do Ano, promovido pela FIFA em 1999.
Veja a lista dos artilheiros por edição da Copa do Mundo:
- Copa do Mundo do Uruguai (1930): Guillermo Stábile, da Argentina, com 8 gols
- Copa do Mundo da Itália (1934): Oldrich Nejedlý, Tchecoslováquia, 5 gols
- Copa do Mundo da França (1938): Leônidas da Silva, Brasil, 7 gols
- Copa do Mundo do Brasil (1950): Ademir de Menezes, Brasil, 9 gols
- Copa do Mundo da Suíça (1954): Sándor Kocsis, Hungria, 11 gols
- Copa do Mundo da Suécia (1958): Just Fontaine, França, 13 gols
- Copa do Mundo do Chile (1962): Garrincha e Vavá (Brasil), Leonel Sánchez (Chile), Flórián Albert (Hungria), Drazan Jerkovic (Croácia), Valentin Ivanov (União Soviética), todos com 4 gols
- Copa do Mundo da Inglaterra (1966): Eusébio, Portugal, 9 gols
- Copa do Mundo do México (1970): Gerd Müller, Alemanha, 10 gols
- Copa do Mundo da Alemanha (1974): Grzegorz Lato, Polônia 7 gols
- Copa do Mundo da Argentina (1978): Mario Kempes, Argentina, 6 gols
- Copa do Mundo da Espanha (1982): Paolo Rossi, Itália, 6 gols
- Copa do Mundo do México (1986): Gary Lineker, Inglaterra, 6 gols
- Copa do Mundo da Itália (1990): Salvatore Schillaci, Itália, 6 gols
- Copa do Mundo dos Estados Unidos (1994): Hristo Stoichkov (Bulgária), Oleg Salenko (Rússia), os dois com 6 gols
- Copa do Mundo da França (1998): Davor Suker, Croácia, 6 gols
- Copa do Mundo da Coréia do Sul/Japão (2002): Ronaldo, Brasil, 8 gols
- Copa do Mundo da Alemanha (2006): Miroslav Klose, Alemanha, 5 gols
- Copa do Mundo da África do Sul (2010): Thomas Müller (Alemanha), David Villa (Espanha), Wesley Sneijder (Países Baixos), Diego Forlán (Uruguai), todos com 5 gols
- Copa do Mundo do Brasil (2014): James Rodríguez, Colômbia, 6 gols
- Copa do Mundo da Rússia (2018): Harry Kane, Inglaterra, 6 gols
Curiosidades
- Miroslav Josef Klose é o maior artilheiro em Copas do Mundo. O jogador tem 16 gols marcados pela seleção da Alemanha em quatro edições do evento. Klose participou das Copas de 2002, 2006, 2010 e 2014, quando superou o brasileiro Ronaldo Fenômeno e se consagrou como o jogador com mais gols em Copas do Mundo
- Just Louis Fontaine é o jogador que mais marcou gols em uma única edição da Copa. Foram 13 bolas na rede em apenas seis partidas. O marco do jogador francês aconteceu durante a Copa do Mundo de 1958, na Suécia
- Neymar já marcou seis gols em duas edições da Copa do Mundo vestindo a camisa da Seleção Brasileira. Quatro desses gols são de sua primeira participação no evento, em 2014
- Lionel Messi marcou seis gols durante as quatro edições da Copa do Mundo em que participou. O atacante vestiu a camisa da Argentina em 2006, 2010, 2014 e 2018
- Cristiano Ronaldo tem mais gols que Messi em Copas do Mundo, mas a diferença entre eles é pequena. CR7 acumula sete gols em quatro edições da Copa do Mundo, enquanto Lionel Messi tem seis gols marcados em quatro edições do evento.
Fique por dentro dos acontecimentos da Copa do Mundo de 2022 na CNN!