Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Jogadores brasileiros relatam tensão antes de deixar a Ucrânia

    Com os conflitos, mais de 30 atletas do futebol conseguiram fugir do território ucraniano e já estão em solo brasileiro

    Camille CoutoThayana Araújoda CNN , No Rio de Janeiro

    Horas antes do embarque para retorno ao Brasil, quatro jogadores de futebol vivenciaram de perto cenas da guerra na Ucrânia. O país sofre em seu oitavo dia de bombardeios dos militares russos. Com os conflitos, mais de 30 atletas do futebol conseguiram fugir e já estão em solo brasileiro.

    A CNN teve acesso aos vídeos que o jogador Derek Freitas, do Metalist, enviou à esposa enquanto estava na cidade de Kharkiv. Nas imagens, o centroavante do time da primeira divisão da Ucrânia, mostra o toque de recolher imposto à população local. Por ordem das autoridades, moradores precisaram apagar as luzes da meia-noite até as 4h horas da manhã.

    A esposa de Derek, Nathália Lopes, conta que a primeira orientação dos órgãos que prestam auxílio aos brasileiros na Ucrânia é de que permaneçam em locais seguros. Com o passar dos dias e cidades vazias o clima de tensão aumentou onde Derek mora.

    Uma região, perto do condomínio onde Derek morava, foi atacada por bombardeios e depois disso, ele e outros três jogadores partiram de carro para a fronteira da Ucrânia com a Polônia.

    Derek Freitas, futebolista que jogava no clube ucraniano Metalist, de Kharkiv, a filha e a esposa Nathália, quando ainda viviam na Ucrânia / Reprodução/Instagram

    A esposa de Derek morava com ele e a filha de 9 meses em Kharkiv, mas estava desde dezembro no Brasil, em férias. Ela conta que já tinha data de retorno à Ucrânia previsto para a semana que antecedeu os primeiros ataques russos. Diante dos rumores de ataque, resolveu esperar mais tempo no Brasil.

    De longe, Nathália tentava ajudar o marido a voltar para o Brasil. Através de buscas pela internet, ela achou o influencer Anderson Dias, que conseguiu ajuda de um empresário brasileiro em Nova York, nos Estados Unidos, para fretar um avião particular até a Polônia. Dali a sogra foi resgatada. Depois disso, o influenciador digital se disponibilizou a ajudar outros brasileiros que tentavam sair do país.

    Em contato com o influencer, Nathália conseguiu que embarcar no mesmo avião particular o marido e outros três jogadores: Fabinho, Marlyysson e William. Além do jogador Lucas Rangel, atleta que tomou conhecimento da história e conseguiu ajuda para retornar ao Brasil.

    O trajeto até a aeronave teve ainda engarrafamento e frio intenso para atravessar a fronteira. Com a chegada na Polônia, o grupo seguiu de avião até Portugal, onde ficou por 24 horas cumprindo o prazo para o teste de covid. Só então embarcou para o Brasil. A previsão é que os jogadores cheguem em Campinas, São Paulo, na noite desta quinta-feira (03). Derek e Fabinho chegam ao Rio de Janeiro, às 21h, no aeroporto do Galeão.

    Tópicos