Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Insegurança é o que mais afasta o torcedor dos estádios, diz pesquisa

    Um em cada cinco entrevistados mencionou a falta de segurança como razão para não frequentar estádios

    Confusão entre policiais militares e torcedores de Brasil e Argentina no Maracanã
    Confusão entre policiais militares e torcedores de Brasil e Argentina no Maracanã Dhavid Normando/Futura Press/Estadão Conteúdo

    CNN Brasil e Itatiaia

    O estádio de futebol é inseguro para um em cada três torcedores que foram entrevistados pela pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor, feita em parceria por Quaest/CNN/Itatiaia. Isso, segundo o levantamento, afasta essas pessoas de acompanharem in loco o time do coração.

    É importante destacar que, dentro do universo de torcedores acima de 16 anos, apenas 19% têm o hábito de ir aos estádios de futebol.

    Diante do simples questionamento: “Você se sente seguro no estádio?”, 33% dos entrevistados disseram que não, com 67% afirmando que sim.

    Um apontamento importante é que o sentimento de insegurança nos estádios brasileiros é maior entre as mulheres. Entre as torcedoras, 40% não se sentem seguras, com 60% dizendo que sentem segurança nos jogos.

    Para os homens, os estádios são seguros para 73%, com 27% afirmando que se sentem inseguros nos campos de futebol pelo Brasil.

    Motivo principal

    A questão da insegurança é tão importante que aparece como a principal causa do afastamento do torcedor dos estádios brasileiros. Um em cada cinco entrevistados (20%) colocou isso como o motivo para não acompanhar de perto o time do coração.

    Metodologia

    A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados.

    A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas