Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Youcef Atal, do Nice, é condenado e multado por post com incitação ao ódio

    No vídeo publicado pelo lateral, um pregador palestino pede a Alá que faça “um dia negro aos judeus”

    Amy Woodyatt, Maya Szaniecki e Thomas Schlachterda CNN

    O jogador argelino Youcef Atal, do clube francês Nice, foi condenado a oito meses de prisão e multa de 45.000 euros (cerca de R$240 mil) após um compartilhamento de uma postagem nas redes sociais sobre o conflito Israel-Gaza.

    “O sr. Atal foi considerado culpado e condenado a uma pena de prisão suspensa de 8 meses e uma multa de 45 mil euros”, afirmou o tribunal num comunicado divulgado nesta quarta-feira (3) e obtido pela CNN. Um tribunal em Nice disse que a repostagem provocou ódio por motivos religiosos, segundo a Reuters.

    Atal, de 27 anos, também terá de pagar para que os detalhes da condenação sejam publicados nos jornais franceses Nice Matin e Le Monde, segundo o tribunal. No dia seguinte ao ataque do Hamas, em 7 de outubro, o jogador republicou um vídeo de 35 segundos de um pregador palestino que pedia a Deus que enviasse “um dia negro para os judeus”, informou o jornal francês Nice-Matin, segundo a Reuters.

    Posteriormente, o lateral-direito pediu desculpas pela postagem excluída, de acordo com a Reuters, dizendo na época, no Instagram: “Estou ciente de que minha postagem chocou muitas pessoas, o que não era minha intenção, e peço desculpas”.

    A CNN procurou o Conselho Representativo das Instituições Judaicas da França, que o Le Monde informou ter apresentado uma queixa contra o jogador. O Nice, segundo colocado na tabela da Ligue 1, suspendeu Atal pela repostagem nas redes sociais. “Assim que regressou da selecção da Argélia, onde estava desde 9 de Outubro, Youcef Atal foi contatado pelos dirigentes do Nice para uma conversa”, disse o clube da Ligue 1, em outubro.

    “Nice entende que o jogador reconheceu seu erro ao retirar rapidamente o compartilhamento da publicação e apresentou um pedido público de desculpas por escrito. “No entanto, dada a natureza da publicação partilhada, e a sua gravidade, o clube tomou a decisão de tomar medidas disciplinares imediatas contra o jogador, antes de qualquer ação que possa ser tomada pelas autoridades desportivas e legais. “Como tal, o clube decidiu suspender o Youcef Atal até novo aviso”, acrescentou o Nice no seu comunicado. A CNN entrou em contato com o time para comentar sobre a pena e multa de Atal.

    O lateral foi convocado para a Seleção da Argélia para a próxima Taça das Nações Africanas, na Costa do Marfim, de acordo com uma lista publicada domingo pela Confederação Africana de Futebol.


    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos