Troféu Gerd Müller: como funciona e quem deve ganhar
Edição de 2024 conta com um empate entre Harry Kane e Kylian Mbappe
O Troféu Gerd Müller, que será apresentado na cerimônia da Bola de Ouro nesta segunda-feira (28), homenageia o jogador com maior número de gols em competições oficiais por clube e seleção em uma temporada europeia. Entretanto, na edição deste ano, há uma expectativa maior para a definição do ganhador uma vez que houve um empate na primeira colocação.
A edição de 2024 promove um impasse: Harry Kane, do Bayern de Munique, e Kylian Mbappé, que disputou a última temporada pelo PSG, anotaram ao todo 52 gols por seus respectivos clubes e seleções. Portanto, é desconhecido se cada um receberá um troféu ou se haverá um critério de desempate para definir um único ganhador.
Além disso, vale ressaltar que Cristiano Ronaldo anotou 57 gols na última temporada totalizando seus números pela seleção de Portugal e pelo Al-Nassr. Contudo, a premiação contabiliza apenas gols feitos nas principais ligas europeias e, como o astro português atua no Campeonato Saudita, ele se torna inelegível para a disputa.
Robert Lewandowski foi o primeiro a conquistar a premiação, levando-a em 2021 e 2022 por seu alto número de gols no Bayern de Munique. Em 2023, Erling Haaland, com seu recorde de gols pelo Manchester City, ficou com o título.
Veja os maiores artilheiros da temporada 23/24 na Europa
- Harry Kane (Bayern/Inglaterra) – 52 gols
- Kilian Mbappé (PSG/França) – 52 gols
- Viktor Gyokeres (Sporting/Suécia) – 46 gols
- Erling Haaland (Manchester City – 45 gols
- Luuk de Jong (PSV) – 38 gols
Quem é o artilheiro inspirador do prêmio?
Gerd Müller, apelidado de “der Bomber der Nation”, leva o nome do troféu para essa categoria. O lendário artilheiro do Bayern de Munique e da seleção da Alemanha marcou época ao anotar 735 gols na sua carreira.