Super Mundial de Clubes: veja quais cidades dos EUA devem receber as partidas
País será sede do torneio ao mesmo tempo em que receberá a Copa Ouro de Seleções, entre junho e julho do ano que vem; será preciso dividir a organização
Os Estados Unidos serão sede de duas grandes competições de futebol entre junho e julho de 2025: o novo Mundial de Clubes da Fifa, turbinado com 32 participantes, e a Copa Ouro, o principal torneio de Seleções das Américas do Norte e Central, e que pode até ter convidados da América do Sul e da Europa.
As competições ocorrerão ao mesmo tempo: o Mundial de 15 de junho a 13 de julho, e a Copa Ouro de 14 de junho a 6 de julho. Por esse motivo, os organizadores quebram a cabeça de como montar as cidades-sedes e os estádios que receberão essas partidas.
Uma ideia apresentada pela direção da Fifa foi a de dividir o país ao meio. O Mundial seria jogado na costa leste, em cidades como Boston, Nova York/Nova Jersey, Filadélfia, Miami, Atlanta, Charlotte e Orlando, para facilitar o fuso horário com a Europa, já que 12 times da Uefa estarão no novo Mundial.
Já a Copa Ouro se concentraria na costa oeste, em cidades da Califórnia, como nas regiões de Los Angeles e San Francisco, em Seattle, Las Vegas e no Arizona. Essa possibilidade está em análise.
Cidades mais centrais, como as que ficam no Texas (Dallas e Houston) e Kansas City, poderiam se dividir entre as duas competições, criando um clima de intercâmbio entre os torneios de clube e de seleções, algo que seria inédito. Tudo isso também funcionaria como evento-teste para a Copa do Mundo de 2026, que tem 11 cidades dos EUA como sedes, além de três no México e duas no Canadá.
EUA, a capital do futebol
Tanto a Copa de Seleções, quanto a Copa América, evento marcado para meados de 2024 também nos Estados Unidos, terão jogos espalhados pelos país. Houve, entretanto, uma regionalização das partidas, para evitar grandes deslocamentos das delegações e de torcedores.
Por exemplo, na Copa América, o Brasil jogará toda a primeira fase na costa oeste:
- 21/06/24 Brasil x Costa Rica/Honduras, no SoFI Stadium, em Inglewood (região de Los Angeles)
- 28/06/24 Brasil x Paraguai, no Allegiant Stadium, em Las Vegas
- 02/07/24 Brasil x Colômbia, no Levi’s Stadium, em Santa Clara (região de San Francisco)
Na Copa de 2026, as 16 sedes foram divididas em três regiões e a ideia é que as Seleções joguem somente dentro dessas áreas o máximo possível. O torneio será o primeiro com 48 Seleções.
Palmeiras, Flamengo e Fluminense, respectivamente os campeões das três últimas edições da Copa Libertadores, estão classificados para o Super Mundial. O vencedor de 2024 também estará lá, além de mais dois times por um ranking criado com resultados somente desta competição, que devem ser River Plate e Boca Juniors, ambos da Argentina.
Até o momento, 19 times já estão classificados para o Super Mundial:
América do Sul
Palmeiras – campeão da Libertadores de 2021
Flamengo – campeão da Libertadores de 2022
Fluminense – campeão da Libertadores de 2023
Europa
Chelsea – Inglaterra
Real Madrid – Espanha
Manchester City – Inglaterra
Porto – Portugal
Benfica – Portugal
Inter de Milão – Itália
PSG – França
Bayern de Munique – Alemanha
Américas do Norte e Central
Monterrey – México
Seattle Sounders – EUA
León – México
África
Al-Ahly – Egito
Wydad Casablanca – Marrocos
Ásia
Al-Hilal – Arábia Saudita
Urawa Red Diamonds – Japão
Oceania
Auckland City – Nova Zelândia
Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas