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    Racing x Cruzeiro: Conmebol se posiciona sobre cerveja na final da Sul-Americana

    Lei federal proíbe venda de bebida alcoólica em estádios de todo o Paraguai; final do torneio será em 23 de novembro, em Assunção

    Marcel Rizzoda Itatiaia

    Em 15 de março de 2002, uma lei federal, de número 1866/02, proibiu a venda de bebida alcoólica em estádios do Paraguai. Não houve um estopim para a elaboração da Lei da Violência nos Estádios, como ficou conhecida, como a morte de alguém ou uma briga muito violenta.

    Mas sucessivos problemas fizeram com que o governo optasse pela regra rígida, que não se restringe apenas à proibição da venda de cerveja dentro das arenas.

    No dia 23 de novembro, mais de 22 anos após a criação da lei, Racing e Cruzeiro entrarão em campo no estádio La Nueva Olla, em Assunção, pela final da Copa Sul-Americana.

    E apesar de a sede da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) ficar em Luque, na região metropolitana da capital paraguaia, e da relação próxima entre a entidade e o governo paraguaio, não haverá exceção.

    A Conmebol informou à Itatiaia que argentinos e brasileiros que estiverem no Paraguai não poderão comprar bebidas alcóolicas em um raio de 500 metros do campo do Cerro Porteño, palco da final. Mas a lei é mais rígida do que isso: é proibido também entrar no estádio embriagado.

    Quem já foi a um jogo de futebol no país sabe que aparelhos de etilômetro, o popular bafômetro, são usados por funcionários para detectar o álcool no sangue se desconfiam que alguém possa estar bêbado.

    Em 2019, a primeira final em jogo único da história da Conmebol foi Independiente Del Valle-EQU e Colon-ARG, em 9 de novembro, no La Nueva Olla, em Assunção, pela Copa Sul-Americana.

    O estádio encheu, com mais de 40 mil pessoas, a maioria argentinos, e a regra foi seguida: sem venda de bebida alcóolica e pessoas embriagadas foram proibidas de entrar na arena.

    Para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, a Fifa conseguiu incluir na Lei Geral da Copa, criada para criar regras específicas para o período da competição, a venda de bebidas alcoólicas nos 12 estádios que receberam jogos, incluindo aqueles que estavam proibidos por leis estaduais, como Rio de Janeiro e Bahia.

    Fan Fest liberada

    Um dos principais patrocinadores da Conmebol é a cerveja Amstel. No estádio não poderá ter a venda da bebida, mas haverá ativações na Fan Fest que será realizada em um dos principais pontos turísticos de Assunção. Por lá o consumo estará liberado.

    A festa será realizada nos dias 21 e 22 de novembro, quinta-feira e sexta-feira, em “La Costanera de Asunción”, a via que fica próxima ao Rio Paraguai e é um dos pontos turísticos da capital.

    A entrada é gratuita e terá interação com patrocinadores, jogos, alguns pequenos shows, entre outras atrações. A Conmebol vendeu o naming rights da festa para o banco digital Ueno, que também dá o nome ao estádio onde acontecerá a final. Oficialmente o evento chamará “Fiesta ueno Sudamericana”.

    A festa será das 17h até 0h local, no mesmo horário de Brasília.

     

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