Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Salários do presidente da Federação Espanhola podem ser suspensos; veja os valores

    Dirigente foi afastado pela Fifa por 90 dias e pode ter o salário milionário suspenso; questão foi abordada em reunião entre presidentes

    Luis Rubiales durante cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina
    Luis Rubiales durante cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina Marc Atkins/Getty Images

    Da Itaiaia

    A polêmica envolvendo o nome de Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), ganha um novo capítulo. Dessa vez envolvendo o salário milionário do dirigente.

    Rubiales foi afastado provisoriamente da função e poderá ter o salário de 634.518,49 euros brutos anuais da Federação (R$ 3.343.912, na cotação atual) suspenso.

    O dirigente também pode deixar de receber o salário como vice-presidente e membro do comitê executivo da UEFA, que, segundo a agência de notícias EFE, é de 250 mil euros anuais.

    Valores recebidos por Luis Rubiales

    • 675.761,87 euros brutos por ano (presidente da RFEF)
    • 36.000 euros anuais como auxílio moradia (presidente da RFEF)
    • 250.000 euros anuais (vice-presidente e membro do comitê executivo da UEFA)

    A questão do pagamento de Rubiales foi abordada na reunião entre presidentes de diversas federações regionais nessa segunda-feira (28). No entanto, a decisão de suspender o salário do dirigente não foi tomada pela RFEF.

    O presidente foi afastado temporariamente pela Fifa no sábado (26). Segundo a agência de notícias espanhola EFE, como a suspensão é esportiva e não laboral, não poderá afetar o salário de rubiales, já que compete à RFEF.

    Porém, o jurídico da federação considera que o salário do dirigente será afetado pelo fato de ele não poder executar o contrato que assinou, uma vez que está afastado por 90 dias.

    Entenda o caso

    Luis Rubiales foi suspenso das atividades enquanto presidente da RFEF após beijar a jogadora Jenni Hermoso na boca durante premiação da Copa do Mundo Feminina. Na ocasião, as atletas espanholas recebiam as medalhas e cumprimentavam os dirigentes.

    A ação repercutiu tanto nas redes sociais quanto no governo espanhol, na FIFA e na ONU. Ele chegou a pedir desculpas pela ação, porém, dias depois, em assembleia extraordinária da RFEF, afirmou que a ação foi consentida e que não renunciaria ao cargo de presidente.

    O dirigente foi ovacionado após o discurso na assembleia, que também repercutiu nas redes. Diversos atletas saíram em defesa de Hermoso e contra o dirigente. Alguns deles afirmaram até mesmo que deixariam a Seleção Espanhola até que Rubiales fosse afastado.

    Com a pressão, o Comitê Disciplinar da Fifa suspendeu Rubiales por 90 dias. A suspensão começou logo após o comunicado no sábado (26) e seguirá até que seja concluído o processo disciplinar instaurado pela entidade.


    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas