
Real Madrid reabre o Santiago Bernabéu após reforma revolucionária; veja imagens
Remodelação do icônico estádio custou mais de dois bilhões de reais; local agora conta com sistema inédito de gramado retrátil
- 1 de 7
Vista interna do Estádio Santiago Bernabéu, antes da partida entre Real Madrid e Getafe. • Diego Souto/Quality Sport Images/Getty Images
- 2 de 7
Torcedor fotografa a fachada do Santiago Bernabéu, na reabertura do estádio • Denis Doyle/Getty Images
- 3 de 7
Torcedor do Real Madrid compra cachecol do time nos arredores do Santiago Bernabéu, antes da reabertura do estádio. • Denis Doyle/Getty Images
-
- 4 de 7
Vista central interna do Santiago Bernabéu, na reabertura do estádio • Diego Souto/Quality Sport Images/Getty Images
- 5 de 7
Vista interna do estádio Santiago Bernabéu. • Getty Images Europe
- 6 de 7
Jogadores de Real Madrid e Getafe perfilados antes de jogo pelo Campeonato Espanhol. • Angel Martinez/Getty Images
-
- 7 de 7
Vista aérea do estádio Santiago Bernabéu, em setembro de 2023. • Real Madrid
O estádio Santiago Bernabéu está sendo reaberto neste sábado (2) pelo Real Madrid após uma reforma que durou quatro anos e custou mais de 400 milhões de euros (cerca de R$ 2,1 bilhões). O local recebe a partida entre o time merengue e o Getafe, pela 4ª rodada de LALIGA.
Essa última fase da remodelação da casa do Real Madrid demorou 89 dias. A capacidade do Bernabéu aumentou de 81 mil para 84.744 torcedores, já que o lado leste do estádio foi ampliado.
https://twitter.com/realmadrid/status/1697887082054885454
Entre as principais novidades do projeto estão uma estrutura externa metálica, um terraço panorâmico, um hotel de luxo, além de teto e gramado retráteis.
Necessidade e revolução
O sistema de armazenamento do piso do Bernabéu é inédito. Os gramados “removíveis” existentes no mundo até hoje, necessitavam de uma área do mesmo tamanho para serem acondicionados fora do estádio.
Considerando que o Santiago Bernabéu fica no centro financeiro de Madri, onde o metro quadrado é um dos mais caros do país, a compra de um terreno que comportasse o gramado seria inviável.
https://twitter.com/realmadrid/status/1497179041778044932
Sendo assim, os engenheiros envolvidos no projeto criaram um sistema retrátil semelhante à uma persiana. O gramado é dividido em fileiras, que ficam acomodadas uma sobre a outra no subsolo do estádio. Tudo isso a poucos metros de uma das principais linhas de metrô da capital espanhola.
O sistema permite que o piso receba luz artificial e irrigação, mantendo a grama impecável mesmo durante a realização de grandes eventos no estádio, como shows e conferências.
Segundo o jornal espanhol “As”, o Real Madrid planeja um grande evento de inauguração, que deve acontecer até o fim do ano.