Olimpíadas 2024: potência do futebol feminino está fora dos Jogos pela primeira vez
Prata no Rio e em Tóquio, Suécia não conseguiu se classificar para Paris
Medalha de prata do futebol feminino nas últimas duas edições dos Jogos Olímpicos, a Suécia não vai disputar uma Olimpíada pela primeira vez na história da modalidade, incorporada ao programa olímpico em Atlanta 1996.
As suecas perderam para Suíça por 1 a 0, nesta sexta-feira (1), pela Liga das Nações Feminina da Uefa, torneio lançado em 2022 e que serve como classificatório para Paris 2024. A derrota tirou as chances da Suécia.
Além do sucesso recente — e histórico — nas Olimpíadas, a seleção sueca ainda foi semifinalista da Copa do Mundo Feminina de 2023, mas acabou derrotada pela campeã Espanha e ficou com o terceiro lugar.
E o Brasil?
A Seleção Brasileira Feminina está garantida em Paris 2024. As brasileiras conseguiram vaga como finalista da Copa América Feminina de 2022, torneio realizado na Colômbia e vencido pelo Brasil.
A anfitriã Colômbia perdeu a decisão para a Seleção Brasileira, mas também está classificada.
Até o momento, além das duas seleções sul-americanas, Estados Unidos, Canadá e a anfitriã França também estão classificadas. A Europa terá três vagas advindas da Liga das Nações Feminina da Uefa.