Nigéria ameaça boicotar jogo na Líbia após ficar presa em aeroporto
De acordo com a delegação nigeriana, voo para Benghazi foi desviado sem motivo
A Nigéria ameaçou boicotar a partida das Eliminatórias para a Copa Africana de Nações, na Líbia, nesta terça-feira (15), depois que sua seleção ficou presa por horas em um aeroporto longe de seu destino, onde os jogadores disseram não ter assistência e conforto.
As Super Águias enfrentarão a anfitriã Líbia, na cidade de Benghazi, onde poderão garantir a classificação para o torneio no Marrocos, no fim do próximo ano.
A Federação Nigeriana de Futebol disse que enquanto o voo fretado da seleção descia para Benghazi, foi desviado para o Aeroporto Internacional Al Abraq, a quase 250 km, sem nenhum transporte alternativo oferecido.
“Assim que pousamos, eles nos mantiveram neste aeroporto abandonado por mais de 12 horas, sem quaisquer provisões. Já experimentei coisas antes de jogar fora na África, mas este é um comportamento vergonhoso”, disse o capitão William Troost-Ekong no X.
“Como capitão, juntamente com a equipe, decidimos que não vamos disputar este jogo.”
12+ hours in an abandoned airport in Lybia after our plane was diverted whilst descending. Lybian government rescinded our approved landing in Benghazi with no reason. They’ve locked the airport gates and left us without phone connection, food or drink. All to play mind games.
— William Troost-Ekong (M.O.N) (@WTroostEkong) October 14, 2024
Líbia pede que Nigéria se apresente para o jogo
A Federação de Futebol da Líbia disse que o incidente não foi deliberado e instou a Nigéria a ser compreensiva.
“Temos o maior respeito pelos nossos pares nigerianos e queremos tranquilizá-los de que o desvio do seu voo não foi intencional”, afirmou, acrescentando que podem ocorrer perturbações devido a protocolos de tráfego aéreo de rotina, verificações de segurança ou outros desafios logísticos.
“Rejeitamos firmemente quaisquer alegações que sugiram crime ou sabotagem nesta situação. Esperamos que este mal-entendido possa ser resolvido com compreensão e boa vontade.”
O atacante nigeriano Victor Boniface reclamou que ficou preso no aeroporto por quase 13 horas, sem comida, Wi-Fi ou lugar para dormir. “África, podemos fazer melhor”, disse ele no X.
Been at the airport for almost 13 hours no food no wifi no where to sleep
African we can do better @caf— Victor Boniface (@boniface_jrn) October 14, 2024
A Nigéria venceu a Líbia por 1 a 0 em Uyo, na sexta-feira (11), graças a um gol de Fisayo Dele-Bashiru, levando a equipe a 7 pontos em três jogos em seu grupo.
O Benim tem 6 pontos, Ruanda tem 2 e a Líbia soma apenas 1. As duas melhores equipes de cada grupo avançam para a competição, que reunirá 24 equipes.