Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Milão está em festa para jogo entre Milan e Inter na Liga dos Campeões

    Semifinal será a segunda da história do "Derbi Dell Madonnina" pela competição continental

    Ben Churchda CNN

    Ambos os clubes vêm da mesma cidade italiana, ambos compartilham o mesmo estádio icônico, mas apenas um se classificará para a final da Liga dos Campeões. Milan e Internazionale se enfrentarão na semifinal da competição mais prestigiada da Europa e as apostas são altas.

    A partida de ida de quarta-feira promete paralisar a cidade de Milão, com ambas as bases de torcedores sendo algumas das mais apaixonadas do futebol europeu. Quem não conseguir ingressos para assistir dentro do estádio San Siro se reunirá em bares e cafés, rezando para que seu time saia por cima.

    Como prova dos fortes sentimentos na cidade, um torcedor de 100 anos disse que estaria disposto a abrir mão de sua pensão por uma vitória na Internazionale. “Pedi a Deus para me dar a alegria da vitória do Inter e espero que Ele concorde”, disse Enrico Vanzini à Reuters. “Eu faria qualquer coisa (por uma vitória), incluindo (abrir mão) da minha pequena pensão”, continuou Vanzini, dizendo que assistiria à partida de ida de sua casa de repouso em Pádua, na Itália.

    Enquanto isso, o jornalista de futebol italiano Tancredi Palmeri disse à CNN que não haveria “vencedores” na eliminatória, apenas “sobreviventes”. Se isso for verdade, o sobrevivente não apenas superará seu amargo rival, mas também terá a chance de adicionar mais um título europeu ao seu armário de troféus.

    Com sete títulos já conquistados, o Milan sabe como vencer nesta competição – só o Real Madrid ganhou mais com 14 – mas levantou o troféu pela última vez em 2007, coincidentemente com o atual treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, no comando.

    Enquanto isso, a Inter conquistou três títulos com sua última campanha bem-sucedida em 2010, quando os homens de José Mourinho venceram o Bayern de Munique em Madri.

    Embora as duas equipes compitam regularmente em competições domésticas todos os anos, é a primeira vez em 20 anos que dois dos clubes mais reconhecidos do mundo jogam entre si nas semifinais da Liga dos Campeões.

    O Milan levou a melhor no encontro de 2003 antes de vencer a Juventus na final. Desde então, os dois clubes passaram por um período de transição e não têm mais poder financeiro para competir com alguns dos maiores nomes do futebol europeu.

    Como resultado, ambos superaram um pouco a classificação para os quatro finalistas da competição e o vencedor enfrentará um teste difícil contra o Manchester City ou o Real Madrid na final. A Inter provavelmente tem vantagem sobre o Milan dada a história recente, com a equipe de Simone Inzaghi vencendo as duas últimas partidas deste ano – incluindo uma vitória por 3 a 0 na Supercopa da Itália.

    “Teremos que ser muito bons em usar a cabeça quando precisarmos, porque sempre há imprevistos em jogos tão importantes: nas últimas, sempre fomos bons em ser lúcidos”, disse Inzaghi a repórteres na terça-feira. “É uma partida muito importante como outras finais. Não é um derby, mas o derby. Sabemos o que significa para nós, para o clube, para os torcedores, até para mim. Mas estou bastante tranquilo, tenho visto os meninos muito concentrados.”

    O centenário Vanzini deu mais um conselho para Inzaghi e os nerazzurri antes da partida: “No primeiro tempo não podemos ficar muito cansados, cada um deve estar em seu lugar”.

    O Milan, que foi substituído como campeão da Série A pelo Napoli na semana passada, também lutou para se recuperar na liga e caiu para o quinto lugar depois de vencer apenas três das últimas 10 partidas. Mas o técnico Stefano Pioli diz que o time está focado em quebrar as probabilidades mais uma vez. “Estamos falando da Liga dos Campeões, não tivemos altos e baixos, mas uma excelente sequência”, disse Pioli a repórteres na terça-feira.

    “Queremos tentar ultrapassar esta última etapa antes de vencer uma final da Liga dos Campeões, algo que ainda não aconteceu a todos nós. A motivação está no auge. “É o mais difícil porque é uma semifinal da Champions. Mas também é bonito preparar, experimentar, brinca. Tenho procurado transmitir concentração e alegria à equipa para viver estes momentos.” A primeira partida será na quarta-feira(10) e a segunda está marcada para 16 de maio.

    Tópicos