Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Torcida do Atlético-MG faz mosaico antirracista em jogo pela Libertadores

    Mensagem foi exibida antes de a bola rolar para jogo contra o San Lorenzo nas oitavas de final

    Leonardo Parrelada Itatiaia

    A torcida do Atlético-MG exibiu uma mensagem antirracista no mosaico antes de a bola rolar para a partida diante do San Lorenzo, nesta terça-feira (19), na Arena MRV, em Belo Horizonte, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. A expressão em inglês “no to racism” (não ao racismo, em tradução livre) foi exibida pelos torcedores em dois setores diferentes da arquibancada.

    Na última terça-feira (13), Gledson Paraíba, fotógrafo de Hulk, flagrou torcedores do clube argentino imitando macacos e publicou em suas redes sociais. O jogo era válido pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores, no Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires, na Argentina.

    Atlético-MG condenou gestos racistas de torcedores do San Lorenzo. Por meio das redes sociais, o Galo publicou uma nota para condenar o episódio e pediu “punições severas” por parte da Conmebol.

    https://twitter.com/Atletico/status/1826053988959269356

    Reincidência do San Lorenzo

    O San Lorenzo já foi punido por gestos racistas nesta edição do torneio. O time argentino começou a caminhada na fase de grupos do torneio no dia 3 de abril, quarta-feira, diante do Palmeiras. O empate por 1 a 1 ficou marcado também por gestos racistas feito na direção dos brasileiros. Na ocasião, a Conmebol julgou o caso e multou o clube argentino em R$ 624 mil.

    A equipe não foi punida com perda de mando de campo ou jogar com estádio parcialmente fechado. Em 2023, dois torcedores da equipe (Matias Ezequiel Ramirez e David Emanuel Benedetto) tiveram a prisão preventiva decretada após imitarem um macaco em direção à torcida do São Paulo, no Morumbis

    Outros casos em 2024

    O Atlético-MG já foi alvo de preconceito na atual Copa Libertadores. No jogo contra o Peñarol, vencido pelo Galo por 3 a 2 no dia 23 de abril, torcedores uruguaios imitaram macaco. Além disso, fizeram outros gestos racistas e se envolveram em uma confusão com seguranças do estádio.

    O jogo entre Millionarios-COL e Flamengo também registrou denúncias de racismo. Um torcedor, com a camisa do time colombiano, fez gestos de macaco em direção à torcida brasileira.

    Um outro caso foi registrado no duelo entre Grêmio e Estudiantes, no mesmo dia de Galo x Peñarol. Argentinos foram vistos imitando macacos virados para torcedores brasileiros. A partida foi disputada em La Plata, na Argentina.

    Tópicos