Jogo de volta entre Botafogo e Peñarol terá apenas torcida mandante
Incidentes na partida de ida levam à decisão do governo de permitir apenas torcedores do Peñarol no estádio
O jogo de volta entre Botafogo e Peñarol, pelas semifinais da Copa Libertadores, ocorrerá sem a presença do público visitante. A informação foi confirmada por rádios uruguaias, como Sport 890 e Carve Deportiva. O ministro do Interior do Uruguai, Nicolas Martinelli, também confirmou por meio das redes sociais.
Os veículos de comunicação informam que, devido aos incidentes ocorridos no Rio durante a partida de ida, na última quarta-feira (23) o governo local, os dois clubes e a Conmebol decidiram que apenas torcedores do Peñarol poderão comparecer ao jogo de volta. A Conmebol ainda não se pronunciou de forma oficial sobre o assunto.
O Botafogo afirmou que discorda veementemente das decisões das autoridades uruguaias. O Clube acredita que o Uruguai é um país que reúne plenas condições para garantir a realização do duelo com total segurança. O Botafogo reafirma ainda que é contra qualquer tipo de violência e que preza por uma disputa leal em campo.
O Botafogo foi surpreendido, na tarde desta segunda-feira (28), com um ofício do Ministério do Interior do Uruguai formalizando, por razões de segurança, o veto à presença de torcedores do Botafogo no jogo da volta da semifinal da Libertadores, contra o Peñarol, no Estádio… pic.twitter.com/4DyVY3dbwb
— Botafogo F.R. (@Botafogo) October 28, 2024
O ministro do Interior do Uruguai, Nicolas Martinelli, anunciou oficialmente em suas redes sociais na tarde desta segunda-feira (28) que a torcida do Botafogo não poderá comparecer ao Estádio Campeón del Siglo para a partida de volta das semifinais da Libertadores, marcada para quarta-feira (30) em Montevidéu.
Peñarol – Botafogo se disputará únicamente con la parcialidad local.
Ante los incidentes violentos ocurridos en Río de Janeiro durante el partido de ida de la Copa Libertadores entre Peñarol y Botafogo, decidimos prohibir el ingreso de los hinchas de Botafogo al Estadio Campeón… pic.twitter.com/cvloaOdKBp
— Nicolas Martinelli (@Ni_Martinelli) October 28, 2024
“Devido aos violentos incidentes ocorridos no Rio de Janeiro durante o jogo de ida da Copa Libertadores entre Peñarol e Botafogo, decidimos proibir a entrada dos torcedores do Botafogo no Campeón del Siglo para a partida de volta em Montevidéu. Essa medida é uma questão de segurança e visa evitar possíveis represálias que poderiam resultar em novos distúrbios entre as torcidas de ambas as equipes“, afirmou Martinelli.
Nossa reportagem conversou com o especialista em direito desportivo, Eduardo Carlezzo, que esclareceu: “A Conmebol possui um Regulamento de Segurança que estabelece todo os passos necessários para a organização e segurança de uma partida. Esse regulamento assegura ao clube visitante um setor exclusivo e a destinação de 4.000 ingressos quando da disputa de uma partida semifinal. Por outro lado, também estabelece exceções a essa regra quando houver uma sanção emitida pela Unidade Disciplinar da CONMEBOL, ordem judicial e/ou disposição do órgão de segurança local de não entrada do público visitante.”
“Para que isso seja aplicável, é necessário que uma comunicação seja feita à Conmebol com antecedência mínima de oito dias antes do dia da partida, relatando a impossibilidade da participação da torcida do time visitante. Caso o clube descumpra essas obrigações ele será sancionado com uma multa não inferior a USD 20.000”, explicou Eduardo.
A primeira partida entre Botafogo e Peñarol foi marcada por uma confusão generalizada entre torcedores uruguaios e policiais no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, horas antes do confronto.
Dentro de campo, o Botafogo teve uma performance impressionante, goleando o Peñarol por 5 a 0 na partida de ida da semifinal da Libertadores.