Lenda do Betis, Joaquín anuncia aposentadoria aos 41 anos
Meia espanhol que esteve em duas Copas do Mundo vai pendurar as chuteiras ao fim desta temporada, a 14ª de sua carreira pela equipe de Sevilha
O meia espanhol Joaquín, de 41 anos, anunciou nesta quarta-feira (19) que vai se aposentar no final da atual temporada. O Betis, clube pelo qual atuou por mais de 520 jogos, confirmou a aposentadoria do ídolo como “a notícia que nunca gostaríamos de publicar. Machuca”.
Joaquín é considerado uma lenda no alviverde de Sevilha. Ele fez as categorias de base no próprio clube e estreou como profissional em agosto de 2000, há quase 23 anos.
Veja os números de Joaquín pelo Betis:
- 14 temporadas
- 521 partidas
- 66 gols
- 45 assistências
- 2 títulos da Copa do Rei da Espanha
Na atual temporada, Joaquín participou de 23 jogos do clube, com um gol e uma assistência. O Betis se encontra na quinta posição do Campeonato Espanhol, com chances de classificação para a próxima Liga dos Campeões.
https://twitter.com/RealBetis/status/1648752823998242826/
“As lendas são para sempre”, diz o clube
Joaquín e Betis confirmaram a aposentadoria através de uma carta assinada pelo jogador. Veja a íntegra do que o meia escreveu:
“A vida é uma constante evolução.
O segredo é saber se adaptar às mudanças.
Encarar cada dia como um desafio e colocar sempre um pouco de arte em tudo.
Nomes e momentos não param de ressoar na minha cabeça.
Ah, aquela noite mágica de final de abril onde pude realizar um sonho.
Como o tempo passa rápido.
Nada é para sempre, dizem.
Mas eles estão errados.
https://twitter.com/RealBetis/status/1648709838317256705
Eles não conhecem a arte?
Há 23 anos, tento fazer do meu futebol uma arte e ser lembrado de geração em geração.
Do clássico ao contemporâneo.
Agora, tudo o que resta é pendurar minhas botas, minha arte.
Uma janela para a eternidade.”
https://twitter.com/RealBetis/status/1648742002614480897
Passagens por outros clubes e Copas do Mundo
Foi no Betis onde Joaquín construiu o pedaço mais importante de sua trajetória futebolística, mas ele também vestiu outras camisas. Entre 2006 e 2011, esteve no Valencia — sua venda por 25 milhões de euros era um recorde do clube na época. Por lá, ganhou a Copa do Rei na segunda temporada.
Depois, passou pela era galáctica do Málaga e chegou a ajudar o clube a se classificar para a Liga dos Campeões pela primeira vez na história, em 2011. Dois anos depois, Joaquín foi apresentado pela Fiorentina, da Itália, único clube não espanhol que defendeu em sua carreira.
A passagem foi discreta e Joaquín voltou para o Betis em agosto de 2015, onde está até hoje.
Pela Seleção Espanhola, ele fez 51 jogos, marcando quatro gols. Com apenas 21 anos, Joaquín esteve na Copa do Mundo de 2002, no Japão e na Coreia do Sul, vencida pelo Brasil. Também foi convocado para o Mundial seguinte, na Alemanha.