Jornalista da Namíbia que não votou em Vini Jr responde Florentino: “Frustrado”
Presidente do Real Madrid deu declaração em que questiona sistema de votação do prêmio
Sheefeni Nicodemus, jornalista da Namíbia que faz parte do corpo de jurados do prêmio Bola de Ouro e deixou Vinicius Jr. fora do top 10 na edição deste ano, respondeu declarações feitas por Florentino Perez.
O presidente do Real Madrid questionou o sistema de votação da premiação e citou alguns países.
“Há jornalistas que ninguém conhece e que vieram votar este ano, sem os votos dos jornalistas de países como Uganda, Namíbia, Albânia e Finlândia, Vinicius teria ganhado esta Bola de Ouro. O sistema deve mudar e têm que ser pessoas reconhecidas que arriscam o seu prestígio com esses votos”, afirmou o dirigente.
Em entrevista à radio espanhola Cadena Ser, o jornalista da Namíbia, país localizado no continente africano, respondeu a declaração.
“Suspeito que estas sejam apenas palavras de alguém que está frustrado como o Sr. Pérez. Ou seja, ele sente que as pessoas do meu país e dos outros países mencionados não têm um voto significativo porque somos pessoas inferiores”, afirmou.
“Só gostaria de saber: se eu fosse de uma das principais nações do futebol e não concordasse com a sua opinião, qual seria o seu argumento?”, completou Sheefeni.
Os jornalistas de Uganda, Namíbia, Albânia e Finlândia foram os únicos que não colocaram Vinicius Jr. no top 10 na votação para o prêmio Bola de Ouro. Sheefeni Nicodemus colocou Jude Bellingham em primeiro lugar, Rodri em segundo e Lamine Yamal em terceiro.
Sistema de votação
A France Football escolhe um jornalista de cada um dos 100 primeiros países do ranking da fifa. Esses jornalistas são responsáveis por votar nos dez jogadores que consideram mais merecedores do prêmio (dentro de uma lista de 30 atletas já estabelecida pela organização do evento).
A pontuação é distribuída da seguinte forma: 15 pontos para o primeiro escolhido, 12 para o segundo, 10 para o terceiro e assim por diante, até 1 ponto para o décimo colocado. O jogador com mais pontos é eleito o melhor do mundo.