Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Histórico! Capitã irlandesa anota gol olímpico na Copa do Mundo Feminina

    Em 2019, a australiana Elise Kellond-Knight também marcou um gol dessa forma no Mundial feminino

    A goleira canadense Sheridan vê a bola no fundo do gol após escanteio de McCabe
    A goleira canadense Sheridan vê a bola no fundo do gol após escanteio de McCabe Stephen McCarthy/Sportsfile via Getty Images

    Bruno Rodriguesda CNN

    A irlandesa Katie McCabe marcou um gol histórico pela Copa do Mundo Feminina nesta quarta-feira (26). Aos 4 minutos de partida contra o Canadá, a jogadora do Arsenal cobrou um escanteio e encobriu a goleira canadense Sheridan, marcando um gol olímpico.

    Este é apenas o segundo gol olímpico dos Mundiais femininos. Em 2019, a australiana Elise Kellond-Knight marcou dessa forma diante da Noruega.

    Mesmo nas Copas do Mundo masculinas, disputadas desde 1930, gols olímpicos são raros. Tão raros que só há um registro até hoje em quase um século de competição.

    Em 1962, no Mundial do Chile, o colombiano Marcos Coll anotou um tento dessa forma no empate em 4 a 4 com a União Soviética.

    Além do feito raro, outro aspecto relevante do gol de Coll há 61 anos foi o goleiro batido na ocasião: Lev Yashin, considerado um dos melhores da história na posição.

    Os soviéticos venciam a Colômbia por 4 a 1 quando Marcos Coll cobrou escanteio fechado e superou a “Aranha Negra” (apelido de Yashin). O gol iniciou uma reação dos sul-americanos, que conseguiram empatar o jogo.

    Katie McCabe não só marcou o segundo olímpico das Copas do Mundo Femininas nesta quarta, mas também o primeiro da Irlanda em Mundiais das mulheres.

    Contudo, não foi suficiente para manter as irlandesas vivas no torneio. Apesar do gol que abriu o placar, o Canadá venceu a partida por 2 a 1, de virada, e eliminou a Irlanda. Já as canadenses garantiram a classificação ao mata-mata.

    Katie McCabe comemora o gol da Irlanda diante do Canadá
    Katie McCabe comemora o gol da Irlanda diante do Canadá / Mick O’Shea/Sportsfile via Getty Images

    Meio-campista de origem, a jogadora de 27 anos é a principal figura do futebol feminino irlandês. Capitã da seleção desde os 21, ela atua no Arsenal, da Inglaterra, e foi incluída no time ideal da última edição da Champions League como lateral-esquerda, função que ela exerce tanto no clube quanto na equipe nacional.

    McCabe também tem se notabilizado por golaços recentemente. Seu gol na vitória por 2 a 1 sobre o Manchester City, pela liga inglesa, foi eleito o melhor da temporada.