Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Técnico do Newcastle se torna primeiro inglês a ser campeão após 17 anos

    Eddie Howe fez história ao bater o Liverpool na final da Copa da Liga

    Martyn Hermanda Reuters

    A vitória do Newcastle United na final da Copa da Liga contra o Liverpool não foi apenas um momento marcante para o clube, mas também um retorno a uma época em que os técnicos ingleses frequentemente preenchiam as vitrines de troféus dos principais clubes do país.

    Eddie Howe ainda tem um longo caminho a percorrer para se igualar a nomes como Bob Paisley, Brian Clough, Howard Kendall e Bobby Robson, e continua sendo uma espécie de anomalia na Premier League, onde apenas dois dos 20 treinadores atuais são ingleses.

    Mas, ao se tornar o primeiro técnico inglês a conquistar um dos principais títulos nacionais da Inglaterra desde 2008, a conquista de Howe é um impulso para os treinadores ingleses que atuam nas divisões inferiores.

    Harry Redknapp, londrino que venceu a Copa da FA de 2008 pelo Portsmouth e levou o Tottenham Hotspur à Liga dos Campeões pela primeira vez, espera que a ascensão de Howe mude as percepções, mas lamenta a falta de técnicos formados no país.

    “É triste que só haja dois técnicos ingleses na Premier League”, disse o ex-treinador de 78 anos a jornalistas no Valley do Charlton Athletic.

    “É triste que eles não recebam as oportunidades. A única maneira de você chegar lá agora é levar um time para a primeira divisão. No caso do (Howe), foi diferente.”

    Por sua própria admissão, a carreira de jogador de Howe, de 47 anos, foi pouco notável. Ele se formou nas categorias de base do Bournemouth, onde Redknapp estava começando sua carreira de treinador, e fez quase 300 aparições nas divisões inferiores da Football League antes de se aposentar por causa de uma lesão em 2007.

    Um ano depois, com o Bournemouth em dificuldades financeiras e prestes a sair da Football League, Howe assumiu o comando, levou o time à salvação e, na temporada seguinte, conquistou a promoção.

    Após uma breve passagem pelo Burnley, Howe voltou para levar o Bournemouth à Premier League pela primeira vez em 2015, mantendo o time na elite por cinco temporadas, contra todas as expectativas.

    “Levar o Bournemouth de quase sair da liga para a Premier League foi algo louco pelo que ele conquistou lá”, acrescentou Redknapp.

    Tópicos