Clubes da Premier League aprovam mudanças nas regras de patrocínio
16 clubes da liga votaram a favor da alteração, em um golpe duro para o Manchester City
Os clubes da Premier League aprovaram mudanças nas regras de Transação com Partes Associadas (APT) da liga, informou a entidade nesta sexta-feira (22), em um golpe para o atual campeão Manchester City, que não queria que as regras fossem alteradas.
As regras da APT têm como objetivo garantir que os clubes não possam se beneficiar de acordos comerciais ou reduções de custos que não estejam no valor justo de mercado (FMV) em virtude de relacionamentos com partes associadas.
O objetivo das regras é manter a competitividade da Premier League, impedindo que os clubes aumentem o valor dos acordos de patrocínio com empresas ligadas a seus proprietários.
Era necessária uma maioria de dois terços (14 clubes) para que as mudanças fossem aprovadas e a BBC informou que 16 clubes votaram a favor.
A Reuters entrou em contato com o Manchester City para comentar o assunto.
A Premier League disse em um comunicado que as mudanças nas regras abordaram as conclusões de um painel de arbitragem no mês passado, após uma contestação legal apresentada pelo City.
“A Premier League realizou uma consulta detalhada com os clubes — informada por várias opiniões de especialistas e advogados independentes — para elaborar mudanças nas regras que abordam as alterações necessárias ao sistema”, disse.
“Isso se refere à integração da avaliação dos empréstimos de acionistas, à remoção de algumas das alterações feitas nas regras do APT no início deste ano e às alterações no processo pelo qual as informações relevantes do ‘banco de dados’ da Liga são compartilhadas com os consultores de um clube.”