Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Florentino Pérez abre possibilidade do Real Madrid virar SAF

    Apesar da troca de modelo, presidente afirma que clube continuará pertencendo aos sócios

    Ana Cristina Schwambachda CNN

    Durante a assembleia de sócios do Real Madrid, que aconteceu no domingo (24), o presidente do clube, Florentino Pérez, confirmou que considera uma mudança do modelo associativo para o de sociedade anônima desportiva (SAD), que seria o equivalente à sociedade anônima de futebol (SAF) no Brasil.

    Segundo o jornal espanhol Sport, Pérez anunciou que uma nova assembleia será convocada para decidir sobre o futuro do clube.

    “Nosso clube deve ter uma estrutura organizacional que nos proteja como instituição e nos proteja como donos do Real Madrid. Será convocada uma assembleia para decidir a nova estrutura do clube e a decisão final será submetida a referendo. Não tenham dúvidas que faremos tudo para que este clube continue a pertencer aos seus associados”, afirmou o presidente.

    Um modelo diferente

    Apesar do nome se assemelhar à SAF como é conhecida no Brasil, a ideia do mandatário é que o clube continue pertencendo aos sócios, que se tornariam acionistas.

    A reforma no estatuto do clube seria para permitir a entrada de grandes investidores sob a figura de sócios que fornecem capital, mas sem acesso à gestão, ou como investidores em uma sociedade anônima clássica.

    “Faremos tudo o que for necessário para que este clube continue a pertencer aos seus sócios como tem sido nos nossos 122 anos de história. Em suma, para que ninguém possa tirar-nos o nosso património econômico”, explicou.

    Ainda segundo a publicação, Pérez trabalha há meses com bancos e advogados nos quais confia para reformar os estatutos do clube. Seriam eles Key Capital e Clifford Chance, que também são seus parceiros na formação da Superliga europeia.

    Quanto custa o Real Madrid

    Ainda na assembleia dos sócios, Florentino Pérez estimou o valor do Real Madrid em mais de 10 bilhões de euros. De acordo com o Sport, o número é superior ao que se fala no mercado, que seria de sete bilhões de euros.

    Promessa quebrada

    Apesar de descrever um modelo de SAF, Florentino Pérez não chegou a nomear esse movimento. Em 2004, quando foi eleito presidente do Real Madrid, o dirigente disse que o clube nunca se tornaria uma sociedade anônima desportiva.

    Tópicos