Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Time da Alemanha volta a dar ingressos de graça em ação inédita; entenda

    Fortuna Dusseldorf que lidera a segunda divisão, distribui mais de 50 mil ingressos

    Murillo Grantda CNN

    O Fortuna Düsseldorf, da Alemanha, volta a repetir uma ação que fez muito sucesso em 2023 e vai distribuir ingressos de graça aos seus torcedores, em uma ação inédita em todo o mundo.

    Foram definidos quatro jogos desta temporada para a ação, e o primeiro deles acontece neste próximo domingo (6), contra o Hamburgo, pela oitava rodada da Bundesliga 2, com quase 55 mil bilhetes distribuídos.

    A campanha, que recebe o nome de Fortuna für alle (Fortuna para Todos, em alemão), começou em abril de 2023. A estratégia fazia parte de aproximar o clube da cidade e dos torcedores e os custos seriam pagos pelos patrocinadores do clube. Na ocasião, foi anunciado que as empresas parceiras assinaram um contrato de cinco anos no valor de 45 milhões de euros, sendo que pelo menos 20% deste montante iria para este projeto.

    “Além de ser uma excelente forma de aproximar o torcedor do clube, é também uma demonstração de que, nem sempre, o dinheiro vem em primeiro lugar. É um verdadeiro golaço”, aponta Jorge Duarte, gerente de marketing e esportes da Somos Young, empresa que realiza o atendimento a sócios-torcedores de clubes de futebol.

    No primeiro jogo desta ação, realizado em outubro de 2023, o sucesso foi absoluto ao bater o recorde de público no ano, com 52 mil torcedores presentes na Merkur Spiel-Arena, na vitória de 4×3 sobre o Kaiserslautern – a capacidade do estádio é de 54.600 lugares.

    Liderança da 2ª divisão

    O Fortuna Düsseldorf é o líder atual da segunda divisão alemã, e de acordo com a diretoria do clube, a medida adotada trouxe pontos positivos, com o aumento de 28% na venda de ingressos, além de um crescimento de 20% nos sócios.

    De acordo com o clube, a ação despertou o interesse da população local quando os ingressos são pagos, e aproximou a população local a frequentar o estádio, criando uma identidade na região mesmo entre aqueles que não são adeptos do futebol.

    “Para times menores que eventualmente não conseguem que tais receitas sejam relevantes, apostar em uma degustação temporária com tickets gratuitos para atrair novos torcedores, criando um novo hábito de ir ao jogo e torcer pode funcionar mas ciente do desafio que será mostrar para a torcida que mesmo que o ingresso não tenha preço, ele tem valor, afinal, existem outras formas de entretenimento gratuito e tempo é dinheiro”, afirma Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.

     

    Tópicos