Fifa testa nova regra para diminuir “cera” dos goleiros; entenda
Proposta já está em período de teste na Premier League sub-21
A FIFA criou uma nova proposta para reduzir a cera feita por goleiros no futebol. A medida prevê que, se o goleiro segurar a bola por mais de oito segundos sem movimentá-la, o time adversário ganhará um escanteio.
A regra está em testes no sub-21 da Premier League e na Liga de Malta. Em sequência, a dinâmica será testada no Campeonato Italiano sub-20, mas a punição será com um lateral ao invés de escanteio.
O membro do conselho da International FA Board, Patrick Nelson, declarou que os resultados observados até aqui são positivos.
“Os dados que estão surgindo até agora são muito interessantes. Os casos de escanteios marcados são quase inexistentes, o que nos indicaria que o caso é exatamente o que gostaríamos que fosse neste momento, e está acelerando os goleiros a soltarem a bola e a trazerem de volta ao jogo”, declarou Patrick.
“A ira de qualquer treinador por qualquer goleiro que tenha dado um escanteio ou um lateral que leva a um gol certamente sempre significará que o goleiro não fará isso duas vezes”, apontou o conselheiro.