Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Brasileirão na Europa? Fifa estuda mudar regra para partidas internacionais

    Comissão será criada para avaliar regulamento que hoje dificulta confrontos fora do país de origem dos clubes; La Liga é principal interessada

    Marcel Rizzoda Itatiaia

    A direção da Fifa anunciou a criação de um grupo de trabalho que vai analisar mudanças nas regras que definem os jogos internacionais entre clubes. A tendência é que seja aprovada alteração que permita que partidas de um liga nacional possam ser realizadas em outro país.

    Esse é um pedido antigo de La Liga, que organiza a elite do Campeonato Espanhol. Há alguns anos, a organização quer realizar partidas oficiais da competição nos Estados Unidos, mas esbarra no regulamento atual da Fifa.

    Hoje, a regra diz que só pode haver confrontos oficiais fora do país natal dos clubes com autorização das federações nacionais da nação dos times e do local onde quer se realizar o confronto.

    A Federação Espanhola e a USSF, a Federação dos Estados Unidos, têm se mostrado contrários à realização de jogos da La Liga nos Estados Unidos.

    Os espanhóis argumentam que seria desrespeito aos torcedores do país, com alguns que pagam caros por pacotes anuais de ingressos de seus times. Os estadunidenses temem concorrência em patrocínios para os seus campeonatos se virar rotina confrontos de outras ligas por lá.

    Se aprovada a mudança, os jogos poderiam ser marcados sem a necessidade de autorização das confederações. Pode ser sugerido um limite de partidas por competição a serem realizadas fora do país ou do continente de origem, para evitar a descaracterização local dos torneios.

    Uma nova regra facilitaria, por exemplo, que a Conmebol marcasse a final da Copa Libertadores para outro continente. Até mesmo jogos do Brasileirão, ou de uma futura liga, caso seja criada, poderiam acontecer em outros países e continentes.

    O grupo de trabalho a Fifa será formado por:

    • Dois representantes das Associações Membros
    • Um representante de cada Confederação (totalizando seis)
    • Dois representantes da Associação Europeia de Clubes
    • Dois representantes da FIFPRO (a associação dos jogadores)
    • Dois representantes da Associação das Ligas Mundiais
    • Um representante de um organizador de jogo (organizações que promovem jogos de clubes outros países)

    A Fifa ainda aguarda a nomeação dos membros, em novembro, e espera-se que o relatório que a comissão vai elaborar possa ser colocado na pauta do Congresso da entidade que será realizado no Paraguai, em maio de 2025.

    Mesmo ainda sem essa alteração, a La Liga tenta levar um jogo da edição atual para o Hard Rock Stadium, em Miami. Seria Barcelona e Atlético de Madrid, segundo informação da ESPN, em dezembro. Precisaria, contudo, da aprovação das federações nacionais.

    O movimento da Fifa acontece em meio à pressão de ligas de clubes e associação de jogadores contra a realização do Super Mundial de Clubes, com 32 participantes, entre junho e julho de 2025. Há reclamação de calendário inchado. Aprovação de nova regra para jogos internacionais seria aceno da Fifa às ligas, principalmente à espanhola, em busca de apoio.

     

    Tópicos