A um mês da Eurocopa, veja os números dos principais artilheiros do continente
O inglês Harry Kane é o principal artilheiro da temporada após empilhar gols com a camisa do Bayern
Faltando um mês para o principal torneio de seleções da Europa, grandes nomes do continente vão empilhando gols nos principais campeonatos locais, e mostram estar afiados para a disputa da Eurocopa, que tem a Alemanha como sede.
Líder entre os artilheiros neste período, o inglês Harry Kane trocou o Tottenham pelo Bayern de Munique no início da temporada, e manteve a fama de goleador na Alemanha. Até agora, são 36 gols, o que credencia o atacante inglês a ser uma das estrelas da competição.
O português Cristiano Ronaldo vai para a sua sexta participação de Euro e, se depender dos seus números na temporada, a equipe lusa pode sonhar com mais um título continental.
Cristiano Ronaldo defende o Al-Nassr, da Arábia Saudita, desde o final de 2022. Em 2023/24, já são 33 gols em 28 partidas pela equipe em competições nacionais.
Ausências sentidas
Um dos artilheiros da temporada europeia, Luuk de Jong está fora da Eurocopa, segundo informou em fevereiro Ronald Koeman, técnico da Holanda, em entrevista ao Good Morning Eredivisie.
Luuk de Jong, de 33 anos, fez uma grande temporada pelo PSV, anotou 27 gols, deu 15 assistências e conquistou o campeonato holandês 2023/24.
A Eurocopa também terá outra ausência importante. Erling Haaland, com 27 gols defendendo o Manchester City na Inglaterra, não conseguiu levar a Noruega para o torneio continental.
Artilheiros europeus da temporada nos torneios nacionais
- Harry Kane (Inglaterra): 36 gols pelo Bayern de Munique
- Cristiano Ronaldo (Portugal): 33 gols pelo Al-Nassr
- Kylian Mbappé (França): 29 gols pelo Paris Saint-Germain
- Aleksandar Mitrovic (Sérvia): 26 gols pelo Al-Hilal
- Loïs Openda (Bélgica): 24 gols pelo RB Leipzig
A temporada 2023/24 de Kane pelo Bayern
- 45 jogos (competições nacionais e continentais)
- 44 gols
- 12 assistências
- 46 passes decisivos
- 70 mins para participar de gol
- 4.1 chutes para marcar gol
- 55% conversão de grandes chances
- 47% pontaria na finalização
Dados: Sofascore