Possível adversário do Fluminense no Mundial perde para time iraquiano
Al-Ittihad foi derrotado por 2 a 0 pela quarta rodada da Champions League Asiática
O Al-Ittihad, do craque Benzema, perdeu para o Al-Quwa Al-Jawiya, do Iraque, por 2 a 0, nesta segunda-feira (6), pela quarta rodada da Champions League Asiática.
Com a derrota, o time saudita, possível rival do Fluminense no Mundial, caiu para a segunda colocação do grupo C. Ali Jasim Elaibi e Mohanad Abdulraheem marcaram os gols da vitória.
Questões diplomáticas
A equipe da Arábia Saudita manteve os seis pontos conquistados em três partidas. Já os iraquianos assumiram a liderança, com sete pontos, em quatro jogos disputados. Na competição, o líder de cada grupo e os dois segundos melhores colocados avançam para a próxima fase.
Em decorrência de tensões diplomáticas, o Al-Ittihad tem um jogo a menos na competição. A equipe saudita se recusou a entrar em campo contra o Sepahan, do Irã, em 2 de outubro.
Al-Ittihad representa a Arábia Saudita
Por sediar o próximo Mundial de Clubes, que será disputado de 12 a 22 de dezembro, na Arábia Saudita, o país será representado pelo Al-Ittihad no torneio. Sendo assim, a equipe saudita poderá ser um dos adversários do Fluminense, que se classificou após ser campeão da Copa Libertadores.
No dia 27 de novembro (segunda-feira), às 13h (de Brasília), o Al-Ittihad volta a campo pela Champions asiática. Desta vez, o adversário será o AGMK FK, no OKMK Stadion, no Uzbequistão.
Fluminense no Mundial de Clubes
O Al-Ittihad pode ser o adversário do Fluminense no Mundial de Clubes da Fifa. O Tricolor Carioca e o time de Benzema estão na mesma chave da competição.
Por ser o atual campeão da Libertadores, o Fluminense já está garantido na semifinal do torneio. O clube saudita, por sua vez, terá de fazer duas partidas para chegar ao duelo com o time de Fernando Diniz. Primeiro, enfrenta o Auckland City, da Nova Zelândia, e, se vencer, ainda encara o Al-Ahly, do Egito.
A estreia do Flu, na semifinal, será em 18 de dezembro, uma segunda-feira, às 15h (de Brasília), no estádio King Abdullah Sport City, na cidade de Jeddah. A final será disputada na mesma arena, em 22 de dezembro, uma sexta-feira, também às 15h (de Brasília).
Participantes do Mundial de Clubes
- Fluminense – América do Sul
- Manchester City (Inglaterra) – Europa
- León (México) – Américas do Norte e Central
- Al-Ahly (Egito) – África
- Urawa Red Diamonds (Japão) – Ásia
- Auckland City (Nova Zelândia) – Oceania
- Al-Ittihad (Arábia Saudita) – país-sede
Calendário de jogos do Mundial de Clubes
12 de dezembro
- Jogo 1 – 15h (de Brasília): Al-Ittihad (Arábia Saudita) x Auckland City (Nova Zelândia)
15 de dezembro
- Jogo 2 – 11h30 (de Brasília): Vencedor do jogo 1 x Al-Ahly (Egito)
- Jogo 3 – 15h (de Brasília): León (México) x Urawa Red Diamonds (Japão)
18 de dezembro
- Semifinal 1 – 15h (de Brasília): Fluminense x vencedor do jogo 2
19 de dezembro
- Semifinal 2 – 15h (de Brasília): Manchester City x vencedor do jogo 3
22 de dezembro
- Disputa do 3º lugar: 11h30 (de Brasília)
- Final: 15h (de Brasília)
Último Mundial no formato atual
Este será o último Mundial no formato atual, com sete participantes, disputado desde 2005. A partir de 2025, a Fifa vai organizar um evento turbinado, com 32 participantes, sendo 12 da Europa e seis da América do Sul.
O título do Fluminense deste sábado classificou a equipe também para essa nova competição. O Palmeiras, campeão da Libertadores de 2021, e o Flamengo, vencedor em 2022, também já estão garantidos, assim como Chelsea-ING, Real Madrid-ESP e Manchester City-ING. A primeira edição será nos EUA, entre junho e julho de 2025.