Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Fluminense: Renato reencontra Maracanã em torneio internacional após trauma

    Treinador viveu momentos de angústia na final da Libertadores 2008

    Da CNN

    Chegou a hora do Fluminense estrear no Maracanã na Copa Sul-Americana 2025. Depois de vencer o Once Caldas na primeira rodada, o clube carioca recebe o GV San José, da Bolívia.

    O momento será ainda mais especial para Renato Gaúcho, que fará seu segundo jogo como treinador do Tricolor. A reflexão e nostalgia de uma competição internacional, mesmo com os traumas, deve pairar a cabeça do comandante.

    O último compromisso internacional de Renato no Maracanã

    Ainda que outros confrontos se sobressaiam mais, a última dança do comandante com o Fluminense foi em 2009. Renato teve passagem curta pelas Laranjeiras naquele ano, que durou pouco menos de dois meses, mas deu tempo de eliminar o Flamengo na Sul-Americana.

    Os dois jogos foram no Mário Filho, mas, curiosamente, o Flu tirou o Fla no gol fora de casa. Como mandante, empatou em 0 a 0 e, depois de nova igualdade, em 1 a 1, avançou.

    Não foi com Renato, que acabou demitido em setembro daquele ano, mas o Tricolor chegou à final daquela edição da Copa Sul-Americana, porém, novamente, teve a LDU como algoz. Um clube que o treinador conhece bem.

    A final da Libertadores 2008

    A campanha tinha tudo para ser coroada com o título. Uma primeira fase impecável, um mata-mata emocionante, eliminando os gigantes Atlético Nacional, São Paulo e Boca Juniors, e decisão diante de um clube equatoriano, país que não tinha sentido o gostinho da América.

    É justamente nesses momentos que o futebol prega peças: depois de vencer a LDU por 3 a 1 e igualar tudo no agregado, o Fluminense acabou sendo vice-campeão nas penalidades. Cevallos, goleiro da Liga de Quito, foi o herói da noite.

    Renato, inclusive, comentou durante sua apresentação no CT Carlos Castilho que ainda pensa naquela fatídica noite.

    Aquela final da Libertadores não me desceu até hoje. Por tudo que nós fizemos naquela competição. Fiquei feliz pelo clube ter conquistado a Libertadores há dois anos atrás, mas aquela não desceu. Vamos trabalhar para voltar a conquistar algo aqui, uma vaga e quem sabe no futuro, a gente possa realizar o sonho que ficou em 2008

    Renato Gaúcho, técnico do Fluminense

    Estreia com vitória

    A primeira partida de Renato como treinador do Fluminense reservou fortes emoções. Diante do Red Bull Bragantino, o Tricolor das Laranjeiras até abriu o placar, mas sofreu o empate já nos minutos finais.

    Com a estrela que sempre teve, Portaluppi viu Martinelli balançar as redes nos acréscimos e dar a vitória ao Fluminense. Um bom presságio para continuar a caminhada na Sul-Americana.

    A bola rola para Fluminense e GV San José a partir das 21h30 (de Brasília).

    Tópicos