Com reservas na altitude, Fluminense perde 100% de aproveitamento na Libertadores
Tricolor sofre gol no início e é derrotado pelo The Strongest-BOL
O Fluminense foi derrotado pelo The Strongest, na Bolívia, pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Com isso, caiu também o único time que tinha 100% de aproveitamento na competição.
Diante de lesões e do desgaste natural de disputar três competições, Fernando Diniz escalou um time reserva na altitude de 3.600m de La Paz, onde fica o estádio Hernando Siles. Titulares importantes, como Cano e Ganso, nem viajaram.
A derrota por 1 a 0 foi sacramentada logo no começo, com gol de Triverio, aos quatro minutos. Ambos os times tiveram chances de ampliar o marcador, mas enfileiraram gols perdidos.
Com a derrota, o Fluminense segue na liderança do grupo D da Libertadores, com nove pontos. O The Strongest chega a seis e ocupa a segunda posição. Ambos com três pontos, Sporting Cristal-PER e River Plate se enfrentam às 21h, mas só uma goleada improvável faria qualquer um dos times passar os bolivianos.
O Tricolor volta suas atenções para a Série A do Campeonato Brasileiro. No domingo (28), vai até a Neo Química Arena, em São Paulo, encarar o Corinthians. Na Libertadores, joga no dia 7 de junho, com o River Plate-ARG, na Argentina.
Já os bolivianos encaram o Sporting Cristal-PER, também em La Paz, no dia 7.
Altitude derruba o Fluminense
Além de estar atuando com o time reserva, o Fluminense sentiu muito a altitude. Triverio precisou de pouco mais de três minutos para aproveitar uma bobeada dos defensores do Flu e garantir a vitória no Hernando Siles.
Sem entrosamento e perdido pelos mais de 3.600m acima do nível do mar, o Fluminense foi dominado durante toda a partida. Fábio foi o nome da partida.
Adeus da invencibilidade
A derrota diante dos bolivianos foi a primeira em quatro jogos na Copa Libertadores. Mesmo assim, o Fluminense não tem com o que se preocupar. A equipe ainda depende de uma simples vitória para classificar-se às oitavas de final.
A partida serviu para transformar Fábio no brasileiro com mais jogos da história da Copa Libertadores. O arqueiro estava empatado com Rogério Ceni com 90 jogos, mas atingiu a marca de 91 partidas.
Se chegar até a final e jogar todas, Fábio encerra a temporada com exatos cem partidas na história da Libertadores.
Avassalador contra brasileiros na Libertadores
O The Strongest chegou ao oitavo jogo consecutivo sem perder, em La Paz, para clubes brasileiros na Libertadores. Já são dez anos de tabu. O último a vencer foi o Atlético-MG, em 2013, por 2 a 1.
De lá para cá, com a vitória, os bolivianos chegaram à marca de seis vitórias e dois empates contra brasileiros. O Athletico, vice-campeão em 2022, no ano passado, foi derrotado por 5 a 0.
No ano passado, pela Copa Sul-Americana, o Ceará venceu os bolivianos em La Paz, por 2 a 1, pelas oitavas de finais da competição.
Mudanças que interessam para a temporada
O The Strongest até manteve o domínio da partida durante a segunda etapa, mas o Fluminense tentou ser mais incisivo, principalmente com as alterações de Fernando Diniz.
Com um time jovem, o Flu tentou algumas investidas, em especial pelas alas, mas não merecia chegar ao gol. De positivo, o treinador pode tirar algumas peças que devem ganhar mais chances durante a temporada. Jovens como João Henrique, Arthur e Kauã Elias podem aparecer mais em campo.
Derrota de ‘bom tamanho’
No geral, o The Strongest não ampliou o marcador por causa da excepcional partida de Fábio. Os bolivianos foram muito dominantes, apesar de ter menos posse de bola.
O 1 a 0 acabou ficando de bom tamanho para Fluminense. Pouco para o The Strongest, se pensar em saldo de gols. A trave e o travessão ainda impediram dois gols. Mesmo se arriscando mais, o Tricolor poderia até ter sido goleado.
The Strongest-BOL 1×0 Fluminense
The Strongest-BOL: Viscarra; Saul Torres, Castillo, Jusino e Rocca; Quiroga, Ursino, Chura (Arascaita) e Ortega (Junior Arias); Sotomayor (Isnaldo) e Triverio. Técnico: Claudio Biaggio.
Fluminense: Fábio; Guga, David Braz (Alan), Manoel e João Henrique; Martinelli, Thiago Santos (André) e Gabriel Pirani (Arias); Isaac (Arthur), Lelê e John Kennedy (Kauã Elias). Técnico: Fernando Diniz.
Gols: Trivério (3 min 1ºT) para o The Strongest.
Cartões amarelos: Quiroga (The Strongest); David Braz, João Henrique (Fluminense).
Motivo: Quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.
Data e horário: 25 de maio de 2023 (quinta-feira), às 19h (de Brasília).
Local: Hernando Siles, La Paz, Bolívia.
Árbitro: Felipe González Alveal.
Auxiliares: Gabriel Ureta e Edson Cisternas.
Árbitro de vídeo: Francisco Gilabert.