Vítor Pereira perdeu todos os títulos disputados no Brasil
Treinador português de 54 anos acumula sete reveses em suas passagens por Corinthians e Flamengo
Desde que chegou ao Brasil em fevereiro de 2022, o treinador português Vítor Pereira, 54, perdeu todos os títulos que disputou no país. Na noite de quarta-feira (28), o técnico do Flamengo acumulou mais um revés (o sétimo) ao ser derrotado pelo Independiente Del Valle, do Equador, na decisão da Recopa Sul-Americana.
Há pouco mais de um ano, Vítor Pereira foi anunciado como o novo treinador do Corinthians. À época, ele substituiu Sylvinho, contestado principalmente pela torcida.
Em sua primeira decisão pelo Timão, em março, o português foi derrotado por 2 a 1 pelo São Paulo nas semifinais do Campeonato Paulista.
Cinco meses depois, o Corinthians foi eliminado pelo Flamengo nas quartas de final da Libertadores após duas derrotas.
Na reta final da temporada, o Timão conseguiu a vaga na final da Copa do Brasil contra o carrasco Flamengo. Na primeira partida da decisão, empate por 0 a 0 na Neo Química Arena.
No segundo jogo, o empate por 1 a 1 forçou a disputa por pênaltis. Melhor para o Rubro-Negro, que bateu a equipe paulista por 6 a 5. Vítor Pereira era novamente derrotado pela sua atual equipe.
No Campeonato Brasileiro, o Corinthians terminou em 4º lugar, 16 pontos atrás do Palmeiras, maior rival e campeão.
Alegando problemas familiares, o técnico informou que não renovaria seu contrato com o Corinthians e retornaria a Portugal. Contudo, enquanto passava férias na Bahia, uma oferta do Flamengo o seduziu, e as partes se acertaram.
Ao desembarcar no Rio em janeiro deste ano, Vítor Pereira alegou ter escolhido o Flamengo porque poderia lutar por títulos pelo clube. Afinal, o time disputaria a Supercopa do Brasil, o Mundial de Clubes e a Recopa Sul-Americana ainda no primeiro trimestre.
Entretanto, as coisas não saíram como esperado. Em jogo único disputado em Brasília, o Flamengo perdeu a decisão da Supercopa do Brasil para o Palmeiras por 4 a 3.
No mês seguinte, o Flamengo embarcou para o Marrocos em busca do bicampeonato mundial. Mas a derrota por 2 a 1 para o Al-Ahly, da Arábia Saudita, adiou o sonho dos torcedores flamenguistas.
Com a derrota da última quarta-feira, a pressão por bons resultados cresce sobre o treinador, que ainda disputará – caso se mantenha no cargo – o Campeonato Carioca, o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Libertadores.