
Seleção Brasileira? Filipe Luís comunica decisão à diretoria do Flamengo
Treinador está no comando da equipe principal desde setembro de 2024 e tem início promissor de carreira
- 1 de 14
Confusão em Argentina 4 x 1 Brasil pelas Eliminatórias • Marcelo Endelli/Getty Images
- 2 de 14
Raphinha durante Brasil x Argentina pelas Eliminatórias • Daniel Jayo/Getty Images
- 3 de 14
Argentina goleou o Brasil pelas Eliminatórias • Reprodução/@Argentina
-
- 4 de 14
Marquinhos, zagueiro e capitão do Brasil • Reprodução/Globo
- 5 de 14
Lance de Argentina x Brasil • Reprodução/X @Conmebol
- 6 de 14
Enzo Fernández marca o segundo gol da Argentina sobre o Brasil • Reprodução/X @Conmebol
-
- 7 de 14
Jogadores da Argentina comemoram gol sobre o Brasil • Reprodução/X @Conmebol
- 8 de 14
Otamendi provoca Raphinha durante Argentina x Brasil pelas Eliminatórias • Reprodução/Telefe
- 9 de 14
Enzo Fernández comemora o segundo gol do Brasil sobre a Argentina • Reprodução/X @Conmebol
-
- 10 de 14
Lance de Argentina x Brasil pelas Eliminatórias • Reprodução/X @Argentina
- 11 de 14
Lance de Argentina x Brasil pelas Eliminatórias • Marcelo Endelli/Getty Images
- 12 de 14
Julián Alvarez comemora o primeiro gol da Argentina sobre o Brasil • Reprodução/X @Conmebol
-
- 13 de 14
Julián Alvarez comemora o primeiro gol da Argentina sobre o Brasil • Reprodução/X @Argentina
- 14 de 14
Raphinha, VIni Jr. e Wesley aquecem antes de Argentina x Brasil • Daniel Jayo/Getty Images
O início de carreira promissor no Flamengo, equipe que comanda desde setembro de 2024, faz o nome de Filipe Luís ser apontado pela opinião pública como um possível substituto de Dorival Júnior na Seleção Brasileira. O treinador, contudo, já tomou uma posição e a comunicou à direção rubro-negra.
De acordo com o jornalista Mauro Cezar Pereira, do “UOL”, Filipe Luís informou que não pretende deixar o cargo para assumir a Seleção Brasileira. Aos 39 anos, o profissional quer seguir o plano de carreira no clube onde encerrou a carreira como lateral-esquerdo e é ídolo da torcida.
O contrato de Filipe Luís com o Flamengo é válido até dezembro de 2025. Recentemente, José Boto, diretor de futebol desde janeiro, respondeu que ainda não há negociações em andamento para uma renovação, mas indicou que, tanto o técnico quanto a direção, pensam da mesma forma.
Ainda segundo informações de Mauro Cezar Pereira, a direção do Flamengo tem maior preocupação com o interesse de clubes europeus do que com um convite da CBF. Como lateral-esquerdo, Filipe Luís fez carreira na Europa, atuando por Atlético de Madrid-ESP e Chelsea-ING, e tem boas relações nos ex-clubes. O português José Boto, inclusive, já disse que o trabalho do técnico é observado no Velho Continente.
A pressão sobre Dorival Júnior aumentou após a derrota por 4 a 1 para a Argentina, nesta terça (25), pelas Eliminatórias Sul-Americana. O próprio técnico admitiu a atuação ruim no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, e assumiu a responsabilidade.
Questionado sobre uma possível saída do cargo, o treinador desconversou e destacou ser uma situação fora de sua competência. Apesar disso, Dorival admitiu estar sob pressão.
“A pressão é sempre grande. Eu nunca fujo às minhas responsabilidades. Tenho consciência de tudo que representa, de tudo que vinha sendo desenvolvido”, avaliou o treinador em entrevista coletiva.
Dorival Júnior assumiu o comando da Seleção Brasileira no início de 2024. Em 16 jogos, entre amistosos e partidas oficiais, são sete vitórias, sete empates e duas derrotas.
A ascensão de Filipe Luís
Após defender o Flamengo entre 2019 e 2023, Filipe Luís assumiu novo cargo no departamento de futebol e teve início promissor como técnico das divisões de base.
Até junho de 2024, comandou o Sub-17 e despediu-se com o título da Copa Rio Sub-17 em cima do Vasco. Dois meses depois, comandou o Sub-20 na conquista do Intercontinental.
Em setembro, Filipe Luís substituiu Tite no comando do time principal. Na Copa do Brasil, teve papel importante nas semifinais contra Corinthians e na decisão contra o Atlético.
Já em 2025, conquistou a Supercopa do Brasil em cima do Botafogo. No Carioca, levantou a terceira taça como treinador após campanha invicta atuando com o elenco profissional.