Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA acordam pagamento igualitário para times masculinos e femininos de futebol

    "Esses acordos mudaram o cenário para sempre nos EUA e têm o potencial de mudar o cenário em todo o mundo", disse a presidente da US Soccer

    Wayne Sterlingda CNN

    A Federação de Futebol dos Estados Unidos (USSF), a Associação de Jogadoras da Seleção Feminina dos Estados Unidos (USWNTPA) e a Associação de Jogadoras da Seleção Nacional de Futebol dos Estados Unidos (USNSTPA) concordaram com um acordo que estabelece “igualdade salarial e define o padrão global no futuro em futebol internacional”.

    A US Soccer, sob os acordos, se tornará “a primeira federação do mundo a igualar o prêmio em dinheiro da Copa do Mundo da FIFA” concedido às equipes por participarem de Copas do Mundo.

    “Este é um momento verdadeiramente histórico”, disse a presidente de futebol dos EUA, Cindy Parlow Cone, em comunicado na quarta-feira (17). “Esses acordos mudaram o cenário para sempre aqui nos Estados Unidos e têm o potencial de mudar o cenário em todo o mundo.”

    Cone acrescentou: “Os jogadores da US Soccer, e da USWNT e USMNT, redefiniram seu relacionamento com esses novos acordos e estão nos levando a uma nova fase incrivelmente empolgante de crescimento mútuo e colaboração, à medida que continuamos nossa missão de nos tornar o esporte proeminente nos Estados Unidos.”

    Como parte do acordo, a US Soccer compartilhará uma parte de sua “receita de transmissão, parceria e patrocínio com uma divisão de 50/50 dessa parte dividida igualmente entre as ligas feminina e masculina”.

    “Eles disseram que a igualdade salarial para homens e mulheres não era possível, mas isso não nos impediu, fomos em frente e conseguimos”, disse Walker Zimmerman, membro do grupo de liderança do USNSTPA.

    “Esperamos que isso desperte outros para a necessidade desse tipo de mudança e inspire a FIFA e outros ao redor do mundo a seguir na mesma direção”, acrescentou Zimmerman.

    O acordo também abrange outras áreas, como cuidados infantis, licença parental, deficiência de curto prazo, saúde mental, viagens e igual qualidade de locais e superfícies de jogo.

    “Esperamos que este acordo e suas conquistas históricas não apenas em proporcionar igualdade salarial, mas também em melhorar o treinamento e o ambiente de jogo para as jogadoras da Seleção sirvam como base para o crescimento contínuo do futebol feminino nos Estados Unidos e no exterior.” disse a jogadora do USWNT e presidente do USWNTPA, Becky Sauerbrunn.

    A atriz Jessica Chastain twittou “Gooooool!” depois que o anúncio foi tornado público, refletindo o humor de muitos nas mídias sociais.

    No início deste ano, a US Soccer e a USWNT chegaram a um acordo para encerrar uma disputa sobre igualdade salarial que remonta a março de 2019, quando a USWNT entrou com uma ação de discriminação de gênero contra a US Soccer.

    Como parte do acordo, a US Soccer pagou US$ 22 milhões aos jogadores no caso, além de US$ 2 milhões adicionais em uma conta “para beneficiar os jogadores do USWNT em seus objetivos pós-carreira e esforços de caridade relacionados ao futebol feminino e feminino”. de acordo com uma declaração conjunta da US Soccer e da USWNT.

    O anúncio de igualdade salarial de quarta-feira ocorre seis meses antes do USMNT participar da Copa do Mundo de 2022 no Catar, que começa em 21 de novembro.

    Tópicos