Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Entidade de clubes europeus rejeita plano de Copa do Mundo bienal

    Associação disse que "calendário já congestionado" do futebol mundial não permitiria competição

    Seleção da França ganhou última edição da Copa do Mundo, realizada na Rússia em 2018
    Seleção da França ganhou última edição da Copa do Mundo, realizada na Rússia em 2018 Wikimedia Commons

    Dhruv Munjalda Reuters

    A Ligas Europeias, entidade que representa as competições de clube profissionais do continente, rejeitou firme e unanimemente as propostas de realizar a Copa do Mundo a cada dois anos.

    A organização é a mais recente de vários participantes do esporte a expressar preocupações com os planos da Fifa para um Mundial bienal.

    “As Ligas trabalharão junto com os outros participantes para impedir que entidades que governam o futebol tomem decisões unilaterais que prejudicarão o futebol doméstico, que é a fundação de nosso setor”, disse a associação em um comunicado nesta quinta-feira.

    Seguindo uma sugestão feita pela Federação de Futebol da Arábia Saudita no início deste ano, a Fifa está realizando um estudo de viabilidade para saber se pode levar adiante a ideia ambiciosa.

    “Competições novas, competições reformuladas ou competições ampliadas para o futebol de clubes e de seleções em nível continental e/ou global não são soluções para os problemas atuais de nosso esporte em um calendário já congestionado”, acrescentou o comunicado das Ligas Europeias.

    O presidente da Fifa, Gianni Infantino, disse na quarta-feira que há “jogos internacionais insignificantes” demais e que tal sistema não é saudável para o esporte, acrescentando que um novo calendário para o futebol masculino provavelmente será adotado até o final de 2024, quando o ciclo atual termina.