
Se vencer Athletico-PR, Cruzeiro praticamente se livra do rebaixamento; veja contas
Time mineiro somou três pontos fora de casa diante do Goiás; Raposa começa a rodada fora do Z4


Depois de bater o Goiás fora de casa com gol marcado nos últimos minutos dos acréscimos, o Cruzeiro já se prepara para enfrentar o Athletico-PR nesta quinta-feira (30), às 20h (de Brasília), no Mineirão. O jogo contra os paranaenses é decisivo para ao futuro do time Celeste, já que uma vitória seria praticamente uma garantia de permanência da Série A.
De acordo com o matemático Gilcione Costa, a chance de o Cruzeiro ser rebaixado com 47 pontos é de apenas 1,54%, o que é considerado “um risco muito pequeno” pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Após o triunfo sobre o Goiás, o time celeste chegou aos 44 pontos na tabela de classificação e pulou para a 13ª colocação no Campeonato Brasileiro. Os eventuais 47 pontos atingidos em caso de vitória sobre o Athletico-PR praticamente garantiriam o clube na Série A em 2024.
Na média de todos os times, o risco de queda com 47 pontos é de 2,9%. Segundo Gilcione, o número para o Cruzeiro é menor por uma série de fatores, incluindo confronto diretos entre adversários , número de vitórias e saldo de gols. Depois do Athletico-PR, o time celeste ainda encara Botafogo (fora) e Palmeiras (em casa), times que são postulantes ao título do Campeonato Brasileiro. Um empate nos dois jogos finais, combinado com o eventual triunfo sobre o Furacão, deixaria o rebaixamento praticamente impossível.
Probabilidade de queda do Cruzeiro por pontuação:
44 pontos: 49.3%
45 pontos: 31.0%
46 pontos: 10.8%
47 pontos: 1.54%
48 pontos: 0.07%
49 pontos: 0.003%
50 pontos: 0.000%
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas