Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Paulo Autuori descarta assumir o Cruzeiro, mas Ronaldo quer convencê-lo

    Coordenador de futebol afirmou que não há chance de comandar a equipe até o fim do ano

    Leonardo Gimenezda Itatiaia

    Após ter sido ventilado como uma opção interina para assumir o Cruzeiro, Paulo Autuori descartou qualquer possibilidade de ser o substituto de Pepa. Nesta quarta-feira (30), com a presença de Ronaldo, haverá uma reunião da diretoria na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, para definir os próximos passos.

    Em contato com a ESPN, Paulo Autuori negou a hipótese de comandar o Cruzeiro até o fim do Campeonato Brasileiro. Além disso, afirmou que não será mais treinador na carreira.

    “Enfaticamente. Chance zero. Nem agora e aqui, tampouco em outro lugar e momento. Minha função no futebol, hoje, e até o fim da minha vida profissional, não será mais como treinador”, disse.

    Ronaldo tenta convencer Autuori a ser o técnico

    Em busca de um substituto para o lugar de Pepa, o Cruzeiro analisa o mercado antes de anunciar a chegada do novo treinador.

    Na reunião desta quarta (30), segundo apurou a Itatiaia, Ronaldo tentará convencer Autuori a assumir o cargo até o fim do ano.

    Autuori assumiu como diretor técnico

    Em 4 de agosto, Paulo Autuori foi anunciado como o novo diretor técnico do Cruzeiro. Na ocasião, Pedro Martins, diretor de futebol do clube, explicou quais seriam as funções do profissional.

    “Ele chega para desenvolver e fazer crescer toda a metodologia de trabalho do clube. Ele vem para olhar a cadeia como um todo e construir a rotina de todas as equipes, do sub-14 ao profissional, passando pelo futebol feminino”, disse Martins em coletiva.

    Antes, essa função era exercida por Paulo André. O ex-jogador também acumulava o cargo de diretor de estratégias do Cruzeiro e do Valladolid, clube de Ronaldo na Espanha.

    Segundo Pedro Martins, a “dupla jornada” de Paulo André impedia um melhor rendimento nas funções. Assim, optaram por trazer Paulo Autuori para o cargo de diretor técnico.

    “Ele [Paulo André] sai dessa função interina como diretor técnico. Ele vai focar 100% do tempo dele no estabelecimento das estratégias esportivas do Cruzeiro e do Valladolid”, explicou.

    As passagens de Autuori como técnico do Cruzeiro

    Em 1997, Autuori chegou ao Cruzeiro para substituir Oscar Bernardi, que deixou o clube logo no início da Libertadores. Além do título continental, ele conquistou o Campeonato Mineiro daquele ano.

    No total, foram 38 jogos com 16 vitórias, 10 empates e 12 derrotas. Mesmo campeão continental, ele aceitou um convite para trabalhar no Flamengo. À época, justificou sua saída da Toca por divergências com Moraes, então diretor de futebol.

    Já em 1999, dois anos após a saída, o profissional retornou à Toca da Raposa como substituto de Levir Culpi, mas não teve sucesso. O Cruzeiro falhou na seletiva para a Libertadores de 2000, perdeu a Sul-Minas para o América e o Campeonato Mineiro para o Atlético-MG.

    Em 2007, quando chegou para a terceira passagem como técnico, Paulo Autuori foi contratado para a vaga de Oswaldo de Oliveira. Embora tenha feito a melhor campanha da primeira fase do Estadual, com oito vitórias em 11 partidas, o Cruzeiro acabou goleado por 4 a 0 pelo arquirrival Atlético-MG na decisão.

    O jogo entrou para a história, uma vez que no quarto gol da partida, marcado por Vanderlei, o goleiro Fábio estava de costas para o lance. Depois da partida, Autuori se demitiu ainda no vestiário do Mineirão.

    “Por dignidade, se tiver que fazer o jogo de domingo, vou fazer, mas ganhando ou não, não vou continuar, botei isso de forma clara à direção. Agradeço a eles pela tentativa de permanência, mas sendo curto e grosso, sou um homem com vergonha na cara e não posso aceitar a maneira como nós entregamos de bandeja o jogo para o Atlético-MG”, disparou o técnico na oportunidade.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos