Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cruzeiro fecha patrocínios pontuais para final da Copa Sul-Americana

    Clube decide torneio continental neste sábado (23)

    Murillo Grantda CNN

    O Cruzeiro fechou dois patrocínios pontuais para a final da Copa Sul-Americana, que acontece no próximo dia 23 de novembro, em Assunção, no Paraguai, contra o Racing-ARG.

    A logomarca da maionese Hellmann’s, que já é parceira do clube, vai ficar na omoplata, na parte de trás da camisa. Já a empresa alimentícia Perdigão vai ficar estampada na parte frontal do uniforme.

    Essa estratégia por parte de alguns clubes não é uma novidade, e a medida é elogiada por especialistas em marketing esportivo e responsáveis por fechar contratos de patrocínios entre clubes e empresas.

    “O futebol é um canhão de visibilidade, isso ninguém pode negar. Na medida que as fases finais se aproximam, obviamente, o interesse aumenta junto com a audiência, e é neste momento que os clubes conseguem valorizar melhor um ativo como o uniforme de jogo; mas vale deixar claro que a inserção da marca no uniforme pode (e deve) ser acompanhada de uma ativação, um projeto especial como experiência, por exemplo, pois é neste momento que fortalece e facilita a conexão com o público”, aponta Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo.

    “Grandes partidas decisivas são oportunidades para selar patrocínios de longo prazo ou pontuais. O Cruzeiro aproveita a oportunidade para fechar 2 patrocínios pontuais que podem se tornar parcerias mais longevas. É um belo test drive”, afirma Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports.

    Fortaleza também aderiu estratégia

    Nos últimos anos, outros clubes adotaram o mesmo procedimento. O mais recente deles foi o Fortaleza, que no confronto contra o Corinthians, pelas quartas de final da Sul-Americana, fechou com dois novos patrocinadores.

    O primeiro foi a “Baterias Pioneiro”, que ficou estampada na barra frontal do uniforme, e o segundo, a companhia “Poloar”, que ficou na parte traseira do shorts. A negociação entre o clube e as empresas foi mediada pela Wolff Sports, agência de marketing esportivo especializada em acordos no meio.

    “Essas parcerias são de grande valor e proporcionam um acréscimo nas receitas, de modo a facilitar o planejamento financeiro do clube. Os acordos permanentes garantem condições mais seguras ao clube, mas as parcerias esporádicas também proporcionam uma renda importante para a instituição”, pontua o CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz.

    Botafogo

    Em agosto deste ano, o finalista da Copa Libertadores da América e líder do Campeonato Brasileiro, Botafogo, acertou um patrocínio pontual da MedSênior para três jogos, dois deles contra o Palmeiras, pela Libertadores, e Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro.

    No final de 2023, o Internacional estampou o patrocínio pontual da Imply nos duelos contra o Fluminense, pela semifinal da Copa Libertadores daquele ano. A empresa, que já era parceira do clube desde 2017, responsável pela tecnologia de acesso dos torcedores ao Beira-Rio, ficou estampada na omoplata (ombro) da camisa.

    Em janeiro de 2024, o IBOPE Repucom divulgou o Mapa do Patrocínio de uniformes de futebol no Brasil em 2023. No último ano, foram apenas sete patrocínios pontuais contra 20 em 2022 e 48 em 2021. Os 20 clubes da Série A estamparam 117 patrocinadores diferentes em seus uniformes, volume 26% menor em relação a 2022 (159), uma média de 6 marcas patrocinadoras por clube.

    “Os patrocínios pontuais no futebol são uma estratégia de marketing focada em aproveitar momentos de alta visibilidade. Quando bem executados, esses patrocínios conseguem estabelecer uma conexão estratégica entre a marca e o público, explorando a emoção e a audiência geradas pelos grandes eventos esportivos”, complementa Bruno Brum, CMO da Agência End to End.