Cruzeiro de olho? Veja 10 técnicos estrangeiros que estão livres no mercado
Time mineiro demitiu o português Pepa na manhã desta terça-feira (29) e está em busca de novo comandante
- 1 de 10
O português Vítor Pereira coleciona momentos conturbados no Brasil. O técnico assumiu o Corinthians em fevereiro de 2022 e, apesar dos bons números acumulados, sofreu com problemas internos, principalmente com Roger Guedes, destaque do time. Ainda assim, ele levou o Timão à final da Copa do Brasil, mas foi derrotado para o Flamengo nos pênaltis. Vítor Pereira havia assinado com o Corinthians por apenas um ano e não desejou renovar o contrato. Ele alegou que precisava resolver problemas pessoais em Portugal, porém, semanas após a recusa, o técnico aceitou treinar o Flamengo, o que chateou a diretoria paulista. No Rubro-Negro, foi eliminado do Mundial de Clubes e no Campeonato Carioca, o que resultou em sua demissão, em abril. Desde então, ele está sem clube. • Foto: THIAGO RIBEIRO/AGIF
- 2 de 10
Maior técnico da história do River Plate, Marcelo Gallardo está sem clube desde outubro de 2022, quando anunciou a saída do gigante argentino após oito anos. Ele chegou a ser sondado por grandes times do futebol brasileiro, como Atlético, Internacional e Flamengo, mas nenhuma negociação foi firmada. Recentemente, o comandante teve o nome cotado no Olympique Marseille, da França. • Marcelo Endelli/Getty Images
- 3 de 10
Um dos nomes portugueses mais especulados no futebol brasileiro nos últimos anos, Carlos Carvalhal está sem clube desde junho, quando deixou o Celta de Vigo, da Espanha. Considerado um especialista em copas, o técnico acumulou títulos em seu país natal, sob o comando do Vitória de Setúbal, do Marítimo e do Braga. Na Turquia, ele venceu a copa nacional pelo Beşiktaş. • Octavio Passos/Getty Images
-
- 4 de 10
Alexander Medina está sem clube desde fevereiro, quando não resistiu e foi demitido do comando do Vélez Sarsfield. No Sul do Brasil, o comandante teve passagem pouco marcante no Internacional, em 2022. O treinador fez o trabalho de maior destaque em seu país natal, quando venceu os torneios Apertura e Intermédio em 2018. • Daniel Jayo/Getty Image
- 5 de 10
Um dos mais renomados técnicos do futebol colombiano, Reinaldo Rueda já viveu momento marcante junto do Cruzeiro. O treinador esteve à beira do campo sob o comando do Flamengo na final da Copa do Brasil de 2017, vencida pela Raposa nos pênaltis. Após passar pelo Rubro-Negro Carioca, ele treinou a Seleção do Chile, de 2018 a 2020, e da Colômbia, em 2021 e 2022 (seu último trabalho). • 01/02/2022REUTERS/Agustin Marcarian
- 6 de 10
Marcado por ter um sistema de jogo conservador, Diego Alonso está livre no mercado de transferências desde que deixou a Seleção Uruguaia após eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo do Catar. Anteriormente, ele foi campeão do Campeonato Mexicano e da Liga dos Campeões da CONCACAF pelo Pachuca, em 2016. Pelo Monterrey, repetiu o feito e conquistou novamente o torneio continental, em 2019. • 23/11/2022 REUTERS/Gareth Bumstead
-
- 7 de 10
Com gigantes no currículo, o português André Villas-Boas está sem clube desde 2021, quando deixou o Olympique de Marseille, da França. Anteriormente, ele empilhou taças em Portugal, sob o comando do Porto, e na Rússia, ao dirigir o Zenit. Os bons números fizeram ele assumir gigantes do futebol inglês, como os londrinos Chelsea e Tottenham. Recentemente, teve o nome na lista de interesse do Flamengo e do Corinthians. • Bruno de Carvalho/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
- 8 de 10
Auxiliar técnico de Pep Guardiola durante mais de uma década, Domènec Torrent passou pelo Brasil em 2020 com a dura missão de assumir o lugar Jorge Jesus no Flamengo. Após muita cobrança, ele foi demitido em menos de cinco meses. Posteriormente, o espanhol treinou o Galatasaray, da Turquia, e fez trabalho pouco animador. Desde junho de 2022 está sem clube. • Serhat Cagdas/Anadolu Agency via Getty Images
- 9 de 10
Gustavo Alfaro soma títulos no futebol argentino na década passada. Sob o comando do Arsenal, ele venceu Torneio Clausura, Supercopa Nacional e a Copa Sul-Americana. Em 2020, foi campeão do Campeonato Argentino pela primeira vez com o Boca Juniors. Seu último trabalho foi sob o comando da Seleção Equatoriana, em 2022. • Hannah Mckay/Reuters
-
- 10 de 10
Um dos mais emblemáticos técnicos do futebol sul-americano na última década, Ricardo Gareca levou a Seleção Peruana de volta à Copa do Mundo em 2018 após 32 anos. Recentemente, em junho, ele pediu demissão do Vélez após 12 jogos e está sem clube desde então. O argentino passou pelo Brasil em 2014, quando treinou o Palmeiras. • Raul Martinez - Pool/Getty Images
Com a demissão do técnico Pepa, anunciada na manhã desta terça-feira (29), o Cruzeiro está de olho no mercado em busca de um novo comandante. Gestor da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) da Raposa, Ronaldo Fenômeno já revelou em entrevistas ter preferência por profissionais estrangeiros.
Em meio à procura celeste por nomes, a Itatiaia fez uma lista de “gringos” que estão sem clube.
Veja lista de estrangeiros livres no mercado
Vítor Pereira
O português Vítor Pereira coleciona momentos conturbados no Brasil. O técnico assumiu o Corinthians em fevereiro de 2022 e, apesar dos bons números acumulados, sofreu com problemas internos, principalmente com Roger Guedes, destaque do time.
Ainda assim, ele levou o Timão à final da Copa do Brasil, mas foi derrotado para o Flamengo nos pênaltis.
Vítor Pereira havia assinado com o Corinthians por apenas um ano e não desejou renovar o contrato. Ele alegou que precisava resolver problemas pessoais em Portugal, porém, semanas após a recusa, o técnico aceitou treinar o Flamengo, o que chateou a diretoria paulista.
No Rubro-Negro, foi eliminado do Mundial de Clubes e perdeu o Campeonato Carioca, o que resultou em sua demissão, em abril. Desde então, ele está sem clube.
Marcelo Gallardo
Maior técnico da história do River Plate, Marcelo Gallardo está sem clube desde outubro de 2022, quando anunciou a saída do gigante argentino após oito anos.
Ele chegou a ser sondado por grandes times do futebol brasileiro, como Atlético, Internacional e Flamengo, mas nenhuma negociação foi firmada. Recentemente, o comandante teve o nome cotado no Olympique de Marseille, da França.
Carlos Carvalhal
Um dos nomes portugueses mais especulados no futebol brasileiro nos últimos anos, Carlos Carvalhal está sem clube desde junho, quando deixou o Celta de Vigo, da Espanha.
Considerado um especialista em copas, o técnico acumulou títulos em seu país natal, sob o comando do Vitória de Setúbal, do Marítimo e do Braga. Na Turquia, ele venceu a copa nacional pelo Besiktas.
Alexander Medina
Alexander Medina está sem clube desde fevereiro, quando não resistiu e foi demitido do comando do Vélez Sarsfield. No Sul do Brasil, o comandante teve passagem pouco marcante no Internacional, em 2022.
O treinador fez o trabalho de maior destaque em seu país natal, quando venceu os torneios Apertura e Intermédio em 2018 pelo Nacional.
Reinaldo Rueda
Um dos mais renomados técnicos do futebol colombiano, Reinaldo Rueda já viveu momento marcante junto do Cruzeiro. O treinador esteve à beira do campo sob o comando do Flamengo na final da Copa do Brasil de 2017, vencida pela Raposa nos pênaltis.
Após passar pelo Rubro-Negro Carioca, ele treinou a Seleção do Chile, de 2018 a 2020, e da Colômbia, em 2021 e 2022 (seu último trabalho).
Diego Alonso
Marcado por ter um sistema de jogo conservador, Diego Alonso está livre no mercado de transferências desde que deixou a Seleção Uruguaia, após eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo do Catar.
Anteriormente, ele foi campeão do Campeonato Mexicano e da Liga dos Campeões da CONCACAF pelo Pachuca, em 2016. Pelo Monterrey, repetiu o feito e conquistou novamente o torneio continental, em 2019.
André Villas-Boas
Com gigantes no currículo, o português André Villas-Boas está sem clube desde 2021, quando deixou o Olympique de Marseille, da França.
Anteriormente, ele empilhou taças em Portugal, sob o comando do Porto, e na Rússia, ao dirigir o Zenit. Os bons números fizeram ele assumir gigantes do futebol inglês, como os londrinos Chelsea e Tottenham.
Recentemente, teve o nome na lista de interesse do Flamengo e do Corinthians.
Domènec Torrent
Auxiliar técnico de Pep Guardiola durante mais de uma década, Domènec Torrent passou pelo Brasil em 2020 com a dura missão de assumir o lugar Jorge Jesus no Flamengo. Após muita cobrança, ele foi demitido em menos de cinco meses.
Posteriormente, o espanhol treinou o Galatasaray, da Turquia, e fez trabalho pouco animador. Desde junho de 2022, está sem clube.
Gustavo Alfaro
Gustavo Alfaro soma títulos no futebol argentino na década passada. Sob o comando do Arsenal, ele venceu Torneio Clausura, Supercopa Nacional e a Copa Sul-Americana. Em 2020, foi campeão do Campeonato Argentino pela primeira vez com o Boca Juniors.
Seu último trabalho foi sob o comando da Seleção Equatoriana, em 2022.
Ricardo Gareca
Um dos mais emblemáticos técnicos do futebol sul-americano na última década, Ricardo Gareca levou a Seleção Peruana de volta à Copa do Mundo em 2018 após 32 anos. Recentemente, em junho, ele pediu demissão do Vélez após 12 jogos e está sem clube desde então.
O argentino passou pelo Brasil em 2014, quando treinou o Palmeiras.