Criciúma une forças para incentivar projeto sustentável
Programa Recicla Junto, em conjunto com o Tigre, já reciclou mais de 10 mil toneladas de resíduos neste ano
O Criciúma celebra uma parceria de cinco anos que vem fazendo a diferença para o meio ambiente e mobilizando a torcida: o projeto Recicla Junto, idealizado pela Cristalcopo, que realiza a coleta e reciclagem de resíduos durante as partidas no estádio Heriberto Hülse.
Somente em 2024, nos jogos do Brasileirão, o projeto já reciclou 12.848 toneladas de resíduos, incluindo plástico, papel e vidro, um volume que representa um crescimento de 35% em comparação ao ano anterior.
Em 2023, enquanto o Tigre disputava a Série B do Campeonato Brasileiro, foram recicladas 9.528 toneladas de resíduos em 19 jogos no Heriberto Hülse. Agora, em 2024, com a equipe catarinense competindo na Série A, o estádio já recebeu 16 jogos e ainda verá mais três partidas, com uma expectativa de ampliação desses números.
“É uma enorme satisfação estar ao lado de um clube que apoia a causa ambiental, como o Criciúma. O Recicla Junto busca causar a transformação a partir do exemplo, ao mostrar que podemos diminuir os impactos negativos no meio ambiente por meio da economia circular. Além disso, nosso objetivo é promover a educação e a conscientização em relação às questões socioambientais, e o esporte tem se provado como um grande meio para essa transformação”, destaca Augusto Freitas, CEO da Cristalcopo.
Desde seu início, o Recicla Junto conta com a participação ativa da torcida carvoeira, que é incentivada a colaborar por meio da distribuição de sacolas plásticas nas arquibancadas, facilitando a coleta e separação dos resíduos. Uma cooperativa de catadores é responsável por recolher o lixo na parte interna e ao redor do estádio nos dias de jogo, assegurando que o Criciúma seja um exemplo de sustentabilidade no futebol brasileiro.