São Paulo pode ficar fora da Copa do Brasil em 2024; entenda
Equipe foi eliminada do Paulistão após derrota nos pênaltis para o Água Santa
Com a eliminação do São Paulo no Paulistão após derrota nos pênaltis para o Água Santa na segunda-feira (13), o time pode ficar de fora da Copa do Brasil de 2024.
A situação do Tricolor é muito parecida com as dos rivais Corinthians e Santos, também eliminados do torneio estadual.
Para garantir vaga na Copa do Brasil de 2024, o São Paulo tem dois caminhos disponíveis: vencer a edição deste da Copa do Brasil ou terminar o Campeonato Brasileiro na zona de classificação para a Copa Libertadores de 2024.
Isso ocorre devido a mudanças no regulamento da Copa do Brasil. Para 2024, Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que 80 das 92 vagas para a competição serão distribuídas através dos campeonatos estaduais deste ano.
As outras 12 vagas restantes serão preenchidas com os clubes classificados para a Copa Libertadores de 2024, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Campeonato Brasileiro Série B de 2023 e clubes oriundos do Campeonato Brasileiro Série A de 2023.
No próximo ano, a Federação Paulista de Futebol (FPF) terá direito – caso se mantenha em 1º lugar no Ranking de Federações da CBF – a seis vagas na Copa do Brasil, que serão distribuídas da seguinte forma:
- 4 vagas para os semifinalistas do Paulistão (Palmeiras, Ituano, Botafogo e Água Santa);
- 1 vaga para o melhor colocado na classificação geral do Paulistão fora os semifinalistas (São Bernardo);
- 1 vaga para o campeão da Copa Paulista (a definir).
Como São Paulo, Corinthians e Santos não avançaram às semifinais do Paulistão, o caminho dos gigantes para a Copa do Brasil fica mais complicado.
Acompanhe quais são os próximos jogos do Corinthians