Para 40% dos brasileiros, Flamengo tem a melhor torcida do Brasil
Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest mostra que rubro-negros têm a admiração de torcedores de outros clubes
Afinal, qual é a melhor torcida do Brasil? Segundo “O Maior Raio-X do Torcedor”, é a do Flamengo, também líder isolada em popularidade. Com 24% do total de torcedores do país, a Nação Rubro-Negra foi apontada como a melhor torcida por 40% dos entrevistados pela Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest.
Isso significa que 10% dos torcedores entrevistados — número superior, por exemplo, à torcida do Palmeiras, terceiro clube mais popular do Brasil — apontaram o Flamengo como o time de melhor torcida mesmo sem torcer para ele.
Em proporção menor, mas também acima do seu percentual total no ranking de torcidas, o Corinthians, escolhido por 18% dos entrevistados que têm um clube do coração, tem a melhor torcida para 21% deles.
As melhores torcidas do Brasil
- Flamengo – 40%
- Corinthians – 21%
- Palmeiras – 7%
- Atlético-MG e São Paulo – 3%
- Cruzeiro, Grêmio e Vasco – 2%
“O ranking das melhores torcidas não poderia ser muito diferente, pois elas votam em si mesmas e as maiores vencem. Mesmo assim, é um destaque o caso do Flamengo, que, com 24% dos torcedores e mais 6% que o apontaram como segundo clube, ainda é citado por outros 10% como o time de melhor torcida”, analisa Felipe Nunes, diretor da Quaest Consultoria e Pesquisa.
Tendência muda a partir do Palmeiras
Apesar da tendência do torcedor de votar no próprio clube do coração, a partir do Palmeiras (3º, com 9%), os times têm percentuais inferiores quando a questão é a melhor torcida, pois apenas 7% apontaram o alviverde paulista.
A maior queda é do São Paulo, que tem 8% dos torcedores nacionais, mas é apontado como a melhor torcida por apenas 3%. A marca é a mesma do Atlético-MG, que no número de torcedores aparece com 5%.
O Cruzeiro, empatado com o rival em popularidade (5%), teve apenas 2% dos votos quando se trata da melhor torcida. O número é o mesmo de Vasco e Grêmio, que tiveram 4% e 3%, respectivamente, quando se trata do clube do coração do torcedor.
Metodologia
A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.