Há 25 anos, São Paulo venceu Corinthians de Luxemburgo com virada que precisa agora
Alvinegro venceu na ida da final do Paulistão de 1998 por 2 a 1, mas perdeu o título após show de Raí no Morumbi
O São Paulo irá a campo no jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil, no Morumbi, com a missão de reverter a vantagem construída pelo Corinthians no jogo desta terça (25), na Neo Química Arena.
Apesar da dificuldade que o cenário apresenta, o Tricolor pode se apoiar em uma lembrança positiva: no único mata-mata em que o clube enfrentou o rival com Vanderlei Luxemburgo no banco, o São Paulo superou uma desvantagem idêntica à atual — e conquistou o título na ocasião.
Cenário idêntico
Em 1998, Corinthians e São Paulo se enfrentaram na decisão do Campeonato Paulista. O Tricolor tinha a vantagem de jogar por dois empates, por ter feito a melhor campanha da primeira fase do Estadual.
Mas o esquadrão corintiano, comandado por Luxemburgo e estrelado por craques como Gamarra, Rincón, Marcelinho Carioca e Edilson, venceu o jogo de ida por 2 a 1. Mesmo placar conquistado pelo Alvinegro nesta terça, na Copa do Brasil.
Outra coincidência foi a forma como o resultado foi construído. O Corinthians abriu o placar, sofreu o empate e então marcou o gol da vitória.
Para o jogo de volta, o Tricolor tirou um coelho inesperado da cartola. Após cinco anos no PSG, o ídolo Raí retornou ao São Paulo na semana da finalíssima. Na época, o regulamento permitia inscrições de última hora, o que possibilidade a entrada do então camisa 23 no elenco tricolor.
Após apenas um treino, Raí foi a campo como titular e abriu o placar do segundo jogo da decisão. O Corinthians igualou o placar no início do segundo tempo, com um gol do atacante Didi. Mas a demonstração de força do time de Luxemburgo parou por aí.
Aos 12 minutos do segundo tempo, França colocou o São Paulo à frente e, aos 37, sacramentou a vitória com mais um gol. São Paulo campeão paulista.
São Paulo e Corinthians voltam a se enfrentar pela semifinais da Copa do Brasil no dia 16 de agosto, às 19h30 (de Brasília), no Morumbi. O Timão avança à final se vencer ou empatar. Caso o Tricolor vença por um gol de diferença, a vaga será decidida nos pênaltis. Se vencer por mais de um gol de diferença, o São Paulo vai à decisão.