Flamengo, Corinthians e São Paulo têm as maiores torcidas do país, segundo pesquisa
Levantamento do instituto AtlasIntel colheu 1.600 respostas pela internet em abril
A pesquisa realizada pelo instituto AtlasIntel divulgada pelo globoesporte aponta que o Flamengo segue na liderança de torcidas do Brasil com 21,9% da preferência. Em segundo está o Corinthians com 14,2% e o São Paulo, na sequência, com 9,9%. Palmeiras (7,7%) e Vasco (6,2%) completam as cinco primeiras posições da lista. O levantamento foi feito pela internet entre 6 e 20 de abril e foram captadas 1.600 respostas em 640 municípios de todo o país.
Confira a lista completa:
- Flamengo – 21,9%
- Corinthians – 14,2%
- São Paulo – 9,9%
- Palmeiras – 7,7%
- Vasco – 6,2%
- Cruzeiro – 6,1%
- Grêmio – 4,6%
- Atlético-MG – 4,3%
- Bahia – 3,6%
- Internacional – 3,5%
- Fluminense – 3,4%
- Santos – 3,1%
- Botafogo – 2%
- Sport – 1,9%
- Athletico-PR – 1,5%
- Fortaleza – 1,2%
- Vila Nova-GO – 0,9%
- Botafogo-SP – 0,6%
- América-MG – 0,5%
- CRB – 0,5%
- Vitória – 0,5%
- Atlético-GO – 0,4%
- Goiás – 0,2%
- ABC – 0,1%
- Avaí – 0,1%
- Chapecoense – 0,1%
Metodologia
A pesquisa colhe as informações organicamente durante navegação de rotina na internet – em smartphones, tablets, laptops ou computadores. O método – conhecido como RDR (Recrutamento Digital Randômico) – foi desenvolvido pelo AtlasIntel para calibrar as chamadas “amostras robustas”, para assegurar retratos representativos da população alvo – ou seja, a calibragem buscava atingir principalmente pessoas interessadas em futebol que navegavam na internet.
De acordo com o instituto de pesquisa, este método tem duas vantagens: contempla diversas fontes de vieses e lida com a possível super ou sub-representação de grupos demográficos.
A outra é que evita possível impacto psicológico da resposta ao pesquisador nas ruas ou em residências. O AtlasIntel acredita que a pessoa consultada pode responder em condições completamente anônimas e sem receio de causar impressão negativa para o entrevistador ou para pessoas que possam estar ouvindo as respostas.