Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Corinthians: o que está por trás das 10 vitórias consecutivas

    Timão foi de quase rebaixado em 2024 a liderança do Paulistão até agora

    Leonardo MartinsRaul Mourada CNN

    Com a vitória por 2 a 1 sobre o Água Santa, na última quarta-feira (22) pelo Paulista, o Corinthians igualou a marca histórica de dez vitórias consecutivas no século.

    A sequência de vitórias começou no Brasileiro de 2024, mais precisamente no dia 11 de novembro em triunfo de 2 a 0 no clássico contra o Palmeiras, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

     

     

    De lá para cá, além do rival estadual, a equipe de Ramón Díaz bateu Vitória, Cruzeiro, Vasco, Criciúma, Bahia, Grêmio, Red Bull Bragantino, Velo Clube e Água Santa.

    Alguns fatores contribuíram para o momento histórico vivido pelo Corinthians, como a chegada do holandês Depay, a reviravolta de um artilheiro, o dedo de Ramón Díaz, entre outros. Confira.

    Chegada de Memphis

    Anunciado pelo Corinthians em setembro, Memphis fez seu primeiro jogo com a camisa do Timão no final do mês, contra o Atlético-GO, em Itaquera. Dias depois, mais precisamente 17 de outubro, o astro fez um golaço de falta contra o Athletico-PR, em jogo direto contra o Z4 do Brasileirão. O gol do holandês é considerado por muitos o momento da virada de chave do Timão na temporada.

    Depois do primeiro, Memphis se tornou a principal arma ofensiva de Ramón Díaz. Em 14 jogos disputados em 2024, o camisa 94 do Corinthians fez sete gols, sendo cinco para colocar o time na frente do placar, e deu quatro assistências.

    Vitória no clássico

    Corinthians x Palmeiras sempre pode definir rumos de um time na temporada. E foi o que aconteceu no dia 4 de novemebro, quando o Timão venceu por 2 a 0, quebrou o jejum de três anos e voltou a vencer o rival na Neo Química Arena, com gols de Garro e Yuri Alberto. Isso tudo logo após a eliminação para o Racing, na Sul-Americana.

    Em um clássico movimentado, com  a torcida do Corinthians arremessando no gramado da partida uma cabeça de porco, que foi retirada do campo com um chute de Yuri Alberto, o Timão se afastou do Z4 e começou a pensar em voo maiores no Brasileirão.

    A redenção de Yuri Alberto

    Mesmo sem ainda estar zerado neste início de temporada, o camisa 9 do Timão conseguiu uma arrancada de dez gols em oito jogos seguidos no final de 2024. Com isso, terminou o ano com 31 gols, sendo o artilheiro total do futebol brasileiro.

    Alguns gols neste período se tornaram fundamentais para o crescimento do Timão, como os dois gols que ajudaram na virada sobre o Criciúma, após a equipe paulista estar perdendo por 2 a 0, e um dos gols sobre o Palmeiras, o que ajudou a afastar o time ainda mais do Z4.

    Mudança de Ramón Díaz

    A guinada do Corinthians se deu por uma grande mudança de Ramón Díaz. O treinador trocou três atacantes por três volantes e o time passou a ficar mais seguro dentro de campo. Em prática, o argentino adotou o 4-3-1-2, com um losango no meio e a dupla de ataque.

    Com isso, tanto Rodrigo Garro quanto a dupla de ataque, geralmente com Yuri Alberto e Memphis, tinham mais liberdade para atacar e não participar tanto da fase defensiva. Martínez e Raniele revezavam na vaga de primeiro volante, com Breno Bidon e André Carrillo fechando o losango, com marcação e bom trato com a bola. Além disso, Ramón conseguiu elevar o nível de Matheuzinho e Matheus Bidu, que passaram a ser indiscutíveis em suas posições.

    Elenco encorpado

    As mudanças de Ramón aconteceram após o Corinthians encorpar seu elenco na janela do meio de ano. Ao todo, foram nove atletas que chegaram e ajudaram o Timão a subir de nível em relação ao primeiro semestre.

    Hugo Souza, Alex Santana, André Ramalho, Charles, Talles Magno, José Martínez, Héctor Hérnandez, André Carrillo e Memphis Depay foram contratados pelo clube, e deram mais opções para o treinador escalar o time, que chegou a dez vitórias seguidas.

     

    Tópicos