Clássico virtual: Com mais de 50 milhões de seguidores somados, Corinthians e São Paulo rivalizam nas redes sociais
Somando as principais plataformas digitais, rivais no Majestoso ficam atrás apenas do Flamengo no Brasil
Nesta quarta-feira (16), Corinthians e São Paulo decidem a primeira vaga para a final da Copa do Brasil, às 19h30, no Morumbi. No duelo de ida, o Timão saiu em vantagem com vitória por 2 a 1, na Neo Química Arena.
Com a rivalidade consolidada dentro das quatro linhas, a disputa ganha novos contornos também no ambiente das redes sociais, com os dois clubes juntos ultrapassando a marca de 54,7 milhões de inscrições somadas as cinco principais plataformas: Facebook, Instagram, Tik Tok, Twitter e YouTube.
Pelo lado da equipe do Parque São Jorge, as mídias sociais acumulam cerca de 34,6 milhões de inscritos, segunda melhor marca no território nacional. O Tricolor, por sua vez, possui ao todo 20,1 milhões de seguidores nas principais plataformas digitais, logo atrás do próprio rival. Ambos estão atrás do Flamengo, líder do ranking no Brasil com aproximadamente 54,6 milhões.
Crescimento tricolor
As duas equipes vêm de resultados expressivos nas mídias sociais nas últimas semanas. Em levantamento feito pela agência Samba Digital, o São Paulo liderou o ranking de interações em duas mídias: no Facebook, com 928 mil, e no Tik Tok, com 593 mil.
Com o anúncio da contratação de James Rodríguez e Lucas Moura, o clube teve alcance notório no Instagram: 15,7 milhões de interações, no período entre 2 e 8 de agosto. Somados todos os vídeos postados do colombiano no Instagram, o São Paulo reúne mais de 60 milhões de visualizações.
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Crescimento alvinegro
O Corinthians também conquistou números de destaque, impulsionados pelo triunfo conquistado na primeira partida contra o São Paulo. Entre os dias 19 e 25 de julho, o Timão liderou o ranking de interações da semana no Facebook (435 mil), Twitter (1,02 milhão), Instagram (18,5 milhões) e Tik Tok (842 mil).
O mesmo levantamento mostrou que, do dia 2 a 8 de agosto, o clube teve um total 13,4 milhões de interações nas quatro plataformas do ranking, ajudado pela extensão da série invicta (agora são 11 partidas) e a classificação para as quartas de final da Sul-Americana.
Manutenção das marcas
De acordo com especialistas, os números, apesar de significativos, precisam ser trabalhados diariamente para encontrar maneiras de lucrar com as redes sociais. Para Renê Salviano, CEO da agência de marketing esportivo Heatmap e com vasta experiência em captação de patrocínios e projetos especiais em esportes, os clubes têm compreendido este novo fenômeno.
“O número por si só não funciona sozinho. É necessário todo um planejamento da comunicação do clube como marca para a torcida, com conteúdos autênticos, criativos e que engajem o público. É um território com vasto leque de oportunidades para geração de receitas, por isso as principais agremiações do país contam com uma equipe preparada para maximizar estes processos”.
Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo, destaca a força dos torcedores neste trabalho: “São dois clubes que possuem torcidas apaixonadas e engajadas. Nos últimos anos, as grandes equipes perceberam que é possível monetizar através destas plataformas, de forma que você crie uma relação de proximidade com o seu torcedor e fazendo com que ele participe e interaja com todo tipo de conteúdo”.
Corinthians:
- Twitter: 7,8 mi
- Instagram: 10,2 mi
- Tik Tok: 3,7 mi
- Facebook: 10 mi
- YouTube: 1,9 mi
São Paulo:
- Twitter: 4,8 mi
- Instagram: 5,6 mi
- Tik Tok: 1,4 mi
- Facebook: 6,5 mi
- YouTube: 1,7 mi