
Copa do Mundo Feminina 2027: Brasil mantém otimismo para sediar torneio
Para Valesca Araujo, executiva responsável pela candidatura do Brasil, Fifa tem "empolgação" com eventos no país


No dia 17 de abril, a Fifa divulgará o país sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 e a expectativa é grande para que o Brasil seja o escolhido pela entidade.
Em uma candidatura conjunta, o grupo europeu formado por Alemanha, Bélgica e Holanda concorre diretamente com a candidatura brasileira, mas de acordo com Valesca Araújo, executiva responsável pelo projeto do Mundial no Brasil, a Fifa tem uma “grande empolgação” com o país, que sediou recentemente a Copa de 2014.
“A Fifa já fez grandes eventos aqui. A gente sente que tem um gosto muito grande deles com a gente, porque nós também entregamos muito bem”, afirmou Araújo durante o Sports Summit, evento que acontece em São Paulo.
A executiva destacou que o processo para a escolha do país sede da Copa feminina é bastante complexo, com diversos requisitos de avaliação, como segurança, infraestrutura e comercial.
“São muitos detalhes, onde a gente tem que comprovar capacidade hoteleira, infraestrutura, muitas garantias do governo, questões de direitos humanos, sustentabilidade e tudo mais”, explicou Araújo.
Copa do Mundo de 2014
O Brasil sediou a Copa do Mundo de 2014, no futebol masculino, e boa parte do que foi feito, principalmente em relação à infraestrutura, deverá ser utilizado na Copa feminina caso a Fifa escolha o país como sede.
Par o Mundial das mulheres, o país apresentou à Fifa dez estádios, de dez cidades de todas as regiões do Brasil. Todos esses estádios receberam jogos da Copa de 2014.
Segundo Araújo, o Brasil merece sediar a Copa do Mundo Feminina por toda história das mulheres dentro do futebol brasileiro e da evolução do profissionalismo no esporte.
“Queremos trazer essa Copa pra cá […] essa Copa do Mundo é feita para mulheres e por mulheres. Merecemos ter ela aqui”, afirmou Valesca.
O período sugerido para a Copa do Mundo feminina de 2027 no Brasil vai de 24 de junho a 25 de julho.
Filme da candidatura tem Marta como protagonista
Durante o Sports Summit, a executiva responsável pela candidatura do Brasil mostrou o filme oficial da candidatura com Marta como anfitriã.
No filme, ela revela o que o mundo pode esperar do país do futebol na Copa de 2027. O momento marcante do vídeo é o gol memorável de Marta na semifinal da Copa do Mundo de 2007 contra os EUA, narrado — de forma inédita — por uma voz feminina.
- 1 de 9
Marta iniciou sua primeira partida como titular nesta Copa do Mundo • Alex Pantling - FIFA/FIFA via Getty Images
- 2 de 9
Seleção jamaicana posa para a foto oficial antes da partida em Melbourne, na Austrália • Robert Cianflone/Getty Images
- 3 de 9
Com Marta entre as 11 e de uniforme azul, equipe brasileira posa para a foto antes de enfrentar a Jamaica • FIFA/FIFA via Getty Images
-
- 4 de 9
Torcedor brasileiro, de rosto pintado com as cores da bandeira, canta durante o jogo do Brasil • Chris Putnam/Future Publishing via Getty Images
- 5 de 9
As capitãs Khadija Shaw e Marta trocam flâmulas e se cumprimentam antes do duelo pela fase de grupos da Copa do Mundo • Alex Pantling - FIFA/FIFA via Getty Images
- 6 de 9
A jamaicana Khadija Shaw no chão após dividida no primeiro tempo de Jamaica x Brasil • Robert Cianflone/Getty Images
-
- 7 de 9
Ary Borges, que marcou três gols na estreia, lamenta oportunidade desperdiçada no primeiro tempo • Elsa - FIFA/FIFA via Getty Images
- 8 de 9
Marta cumprimenta as companheiras no banco de reservas após ser substituída no fim do segundo tempo • Elsa - FIFA/FIFA via Getty Images
- 9 de 9
Shaw, principal jogadora da Jamaica e que atua no Manchester City, da Inglaterra, comemora a classificação das jamaicanas às oitavas de final da Copa • Elsa - FIFA/FIFA via Getty Images
-