Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Copa do Mundo do Catar: O que você precisa saber sobre o Grupo A

    Catar, Equador, Senegal e Holanda se enfrentam na fase de grupos

    Gabriel FernedaTiago Tortellada CNN , em São Paulo

    A Copa do Mundo 2022 começou com o jogo entre o anfitrião Catar e Equador. As seleções que disputam a taça mais importante do futebol mundial foram divididas em 8 grupos, com 4 integrantes cada.

    Ambos os times que fizeram a partida de abertura estão no Grupo A. Junto a eles estão Senegal e Holanda, que jogam hoje, e são os favoritos para passar para a fase mata-mata.

    Veja abaixo o que você precisa saber sobre as disputas entre essas seleções.

     

    Partidas

    20/11 (domingo)

    • Catar 0 x 2 Equador

    21/11 (segunda)

    • Holanda x Senegal – 13h

    25/11 (sexta-feira)

    • Catar x Senegal – 10h
    • Equador x Holanda – 13h

    29/11 (terça-feira)

    • Catar x Holanda – 12h
    • Equador x Senegal – 12h

    Seleções

    Catar

    Sendo o país-sede do torneio, o Catar se classificou automaticamente para a Copa do Mundo 2022, sendo essa a sua primeira participação no Mundial.

    Desde 2019, o país participa de algumas competições intercontinentais: Copa da Ásia de 2019 — sendo campeão com 7 vitórias em 7 jogos –, Copa América de 2019, Copa Ouro da Concacaf de 2021 e Copa das Nações Árabes de 2021.

    O técnico da “equipe da casa” é o espanhol Félix Sánchez, que está no comando do plantel principal desde 2017. Antes disso, foi treinador das categorias sub-20 e sub-23 da seleção catariana.

    Equador

    A seleção do Equador teve um bom desempenho nas eliminatórias para o Mundial, terminando em 4° lugar na chave sul-americana, estando atrás apenas de Brasil, Argentina e Uruguai.

    Essa será a 4ª Copa do Mundo que os equatorianos participam, tentando passar pela segunda vez para a fase mata-mata. A melhor campanha do time foi em 2006, quando avançaram para as oitavas de final e terminaram a competição em 12° lugar. O país não esteve na Copa da Rússia, em 2018.

    O técnico é o argentino Gustavo Alfaro, e o principal destaque é o atacante Enner Valencia, que joga atualmente pelo Fenerbahçe, da Turquia.

    Fotos – Veja os uniformes de todas as seleções

    Holanda

    A Holanda retorna ao Mundial depois de ter ficado de fora da edição da Rússia, em 2018. Indo para sua 11ª participação, a equipe já alcançou as semifinais em cinco oportunidades, mas nunca foram campeões.

    Acumulam três vice-campeonatos (Alemanha, em 1974, Argentina, em 1978, e África do Sul, em 2010), uma terceira posição (Brasil, em 2014) e uma quarta colocação (França, em 1998).

    São 50 jogos dos holandeses em mundiais, com 27 vitórias, 12 empates e 11 derrotas, 86 gols marcados e 48 gols sofridos.

    A seleção europeia ficou em primeiro lugar no grupo G das eliminatórias europeias, com o 3° melhor ataque da competição. Assim, são um dos favoritos para passar da primeira fase.

    O técnico é o experiente Louis van Gaal, e um dos destaques que podem ser citados é o zagueiro Virgil van Dijk, que atua pelo Liverpool, da Inglaterra.

    Senegal

    Senegal vai para sua 3ª Copa do Mundo, e pela primeira vez participará de dois Mundiais seguidos. A melhor campanha foi na estreia, em 2002, quando chegou até as quartas de final, terminando a competição na 7ª posição.

    Em 8 jogos nas Copas, Senegal venceu 3, empatou 3 e perdeu 2, marcando 11 gols e sofrendo 10.

    Essa é uma outra equipe favorita para passar para o mata-mata, podendo surpreender no torneio. Os senegaleses venceram a Copa Africana de Nações de 2021 e terminaram as eliminatórias da África para o Mundial em primeiro lugar no grupo H.

    Na partida decisiva para vaga no torneio mais importante do futebol mundial, bateu o Egito.

    Porém, o principal jogador do país, Sadio Mané, teve de ser cortado de última hora por causa de uma lesão, o que pode dificultar os planos do time. O ex-meio-campista Aliou Cissé é o comandante de Senegal.

    Tópicos