É penta! Flamengo vence o Atlético-MG e conquista o título da Copa do Brasil
Gonzalo Plata foi o autor do único gol do duelo; rubro-negro chega ao seu quinto título na história da competição
- 1 de 10
Jogadores do Flamengo comemoram e levantam a taça da Copa do Brasil ao final da partida contra o Atlético-MG no estádio Arena MRV • Foto: GILSON LOBO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
- 2 de 10
Jogadores do Flamengo comemoram o título no gramado da Arena MRV • Divulgação/Flamengo
- 3 de 10
Gabigol com a taça de campeão da Copa do Brasil • Foto: FERNANDO MORENO/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
-
- 4 de 10
Plata comemora gol na final da Copa do Brasil 2024 • Foto: Rafael Arantes
- 5 de 10
Gonzalo Plata corre para comemorar seu gol • Divulgação/Flamengo
- 6 de 10
Plata toca por baixo da bola para encobrir o goleiro Everson • Divulgação/Flamengo
-
- 7 de 10
Rossi, do Flamengo, teve trabalho em Atlético-MG x Flamengo • Divulgação/Flamengo
- 8 de 10
Gonzalo Plata celebra título da Copa do Brasil
- 9 de 10
Hulk disputa bola com Evertton Araújo na final da Copa do Brasil • Foto: Divulgação/ Atlético-MG
-
- 10 de 10
Atlético-MG e Flamengo se enfrentaram na final da Copa do Brasil na Arena MRV • Foto: @rsantosarantes
Flamengo campeão da Copa do Brasil 2024! A equipe rubro-negra aproveitou a vantagem obtida no primeiro duelo, marcou um golaço neste domingo (10) e bateu o Atlético-MG por 1 a 0 dentro da Arena MRV, conquistando o título nacional.
No primeiro duelo, no último domingo (3) no Maracanã, o Flamengo havia vencido a equipe mineira por 3 a 1. Na finalíssima desta tarde, o equatoriano Gonzalo Plata foi o autor do único gol do duelo, aos 37 da segunda etapa.
Com a conquista em Minas Gerais, o Flamengo empata com o Grêmio com cinco títulos na história da Copa do Brasil. O Rubro-negro saiu vencedor em 1990, 2006, 2013, 2022 e 2024.
O título nacional também garante ao Flamengo uma vaga direta para a fase de grupos da Libertadores 2025.
Primeiro tempo de Atlético-MG x Flamengo
Em um primeiro tempo movimentado, o Atlético-MG, empurrado por sua torcida, foi para cima do Flamengo apostando nas triangulações de seus atletas. As grandes investidas passavam por Zaracho e Scarpa, que buscavam Paulinho e Hulk.
Os atleticanos deram trabalho para o goleiro rubro-negro Rossi e quase abriram o placar após trapalhada do argentino. Aos 35, Rossi tentou tocar para Pulgar, se enrolou e Paulinho por pouco não estufou as redes.
O Flamengo, por sua vez, sofria atrás, mas não se intimidou com a pressão atleticana, conseguindo criar jogadas de perigo na primeira etapa, principalmente pela direita.
As principais chances do rubro-negro foram de Gerson, logo aos 2 minutos, e Arrascaeta, em uma cabeçada de peixinho, aos 24.
Segundo tempo
O tempo ia passando e o Galo tinha só mais 45 minutos para tirar a vantagem do rival. Gabriel Milito apostou em Alan Kardec no segundo tempo, o Atlético-MG pressionou ainda mais na frente, mas esbarrava em uma tarde inspirada de Rossi.
O Flamengo sabia que o Galo ia para cima e apostou na velocidade. Bruno Henrique desperdiçou duas grandes jogadas, aos 6 e 17 minutos. Aos 20 foi a vez de Michael perder uma grande chance após tentar driblar o goleiro Everson.
O Atlético-MG seguia tentando, trabalhava a bola no ataque mas o nervosismo ia aumentando e beneficiando o rubro-negro.
O Fla conseguiu equilibrar o jogo e chegou ao gol aos 37. Bruno Henrique lançou o equatoriano Plata, que deu um toque de cobertura tirando Everson da jogada e anotando um golaço na Arena MRV.
A partir daí, cenas lamentáveis de confusão entre torcedores e atletas obrigaram a paralisação do jogo. Objetos e até bombas foram atiradas em direção aos jogadores rubro-negros.
O jogo recomeçou, Everson ainda evitou o segundo gol do Flamengo em dois lances de perigo, e o rubro-negro apenas aguardou o apito final para soltar o grito de campeão!
Flamengo na Copa do Brasil
- 10 jogos
- 8 vitórias
- 1 empate
- 1 derrota
- 83% aproveitamento
- 11 gols
- 2 gols contra
Sofascore