
Conheça os senadores que acionaram a PF no caso John Textor
Três senadores pediram uma investigação da PF em supostas manipulações de resultados no futebol


Os senadores Jorge Kajuru (PSB-GO), Eduardo Girão (Novo-CE) e Carlos Portinho (PL-RJ) pediram à Polícia Federal uma investigação sobre supostos casos de manipulação de resultados em jogos do Palmeiras, Fortaleza e São Paulo. A denúncia, sem provas, foi feita pelo dono da SAF do Botafogo, o americano John Textor.
O pedido foi feito nesta terça-feira (2). A PF ainda não abriu a investigação. Os três solicitantes fazem parte da Comissão do Esporte, no Senado. Não há previsão do recolhimento de novas assinaturas para a petição. No documento, os senadores destacam que “o STJD está preparando uma denúncia contra o proprietário da SAF, devido à sua falha em entregar supostas evidências” e, assim, pedem uma “investigação completa e rigorosa sobre as denúncias”.
Os clubes citados prometeram procurar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o STJD e processar Textor nas áreas cívil e criminal.
Jorge Kajuru
Eleito senador em 2018, Kajuru ficou conhecido como apresentador, comentarista e jornalista esportivo com passagens pelos canais SBT, Band, Rede TV e Esporte Interativo.

Eduardo Girão
Foi eleito no Ceará em 2018. Antes, Girão foi eleito presidente do Fortaleza e renunciou ao cargo. Ele dirigiu, em 2017, o time que trouxe o Fortaleza à Série B do Brasileirão para, em 2018, conquistar o campeonato sob o comando técnico de Rogério Ceni.

Carlos Portinho
Portinho assumiu a cadeira de Arolde de Oliveira, senador morto em 2020. Atleta do Flamengo na adolescência e formado em direito, Portinho se especializou na defesa de atletas e ocupou o cargo de Vice-Presidente Jurídico do Rubro-Negro em 2002.
