Competições esportivas mais populares são adiadas em Israel
Ministério da Cultura e Esportes proibiu competições; Jogos de futebol, basquete e handebol não tem previsão de retorno
As competições dos esportes mais populares em Israel foram adiadas por conta do conflito contra o Hamas. Jogos de futebol, basquete e handebol não tem previsão de retomada. Jogos e treinos esportivos foram proibidos pelo Ministério da Cultura e dos Esportes local.
Até o momento, as competições e jogos foram adiados, não cancelados. Associações e federações avaliam que o momento é de acompanhar a evolução do conflito.
Basquete e Handebol
A Associação Israelense de Basquete anunciou, nesta terça-feira (10), que dois jogos com equipes israelenses foram adiados.A decisão foi tomada em conjunto com os times, Associação e Federação Internacional de Basquete. Assim como no futebol, os times de basquete participam das ligas europeias da modalidade.
Os jogos entre Hapoel Bank Yavah Jerusalem e SL Benfica, marcado para o dia 17/10, em Jerusalém, e Telekom Baskets Bonn contra Happel Holon, no dia 18/10 da Liga dos Campeões da FIBA, na Alemanha, foram adiados.
A Federação Israelense de Handebol, por nota, lamentou o conflito, enviou condolências aos mortos e explicou que os jogos previstos no país da Liga dos Vencedores serão reagendados. As partidas da Seleção Feminina para as Eliminatórias do Campeonato Europeu, que jogaria na Eslováquia e em Israel, em Tel Aviv, também foram adiadas.
Futebol
Desde o início dos ataques, no sábado (7), a Associação Israelense de Futebol anunciou a paralisação do campeonato local de futebol e o adiamento dos jogos das Seleções sub-17, sub-21 e principal, seja em Israel ou em outros países, por questões de segurança.
A Seleção principal de Israel tinha confronto marcado contra a Suíça, para dia 12 de outubro, no estádio Bloomfield, em Tel Aviv, para as eliminatórias da Eurocopa 2024, na Alemanha. O jogo é válido pela 7ª rodada. Não há previsão de uma nova data. A Suíça é líder do Grupo I, com 14 pontos, seguida da Romênia com 12 pontos e Israel, em terceiro, com 11.
Os times israelenses estão usando as redes sociais oficiais para homenagear os torcedores mortos em conflitos.