
Clubes poderão ter quatro janelas de transferências em 2025; entenda
Além das duas oficiais, no começo e na metade do ano, haverá uma extra por causa do Mundial e clubes querem repetir a dos “Estaduais”, como em 2024


A CBF já divulgou em seu calendário as datas de três janelas de transferências para 2025, mas uma quarta pode ser adicionada. Os clubes pediram para que a entidade repita no ano que vem o período extra após os Estaduais, somente para transferências nacionais. A confederação vai analisar.
Oficialmente, até agora, serão três períodos para transferências – veja os detalhes abaixo. A novidade ficou para a janela excepcional, entre 2 e 10 de junho, antes do Mundial de Clubes da Fifa.
Apesar do torneio ser a motivação, para facilitar inscrições, todos os clubes brasileiros poderão utilizar a janela, não apenas Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras, os times classificados para o Mundial.
Pela segunda vez nos últimos anos, repetindo 2024, o Brasil terá os dois períodos oficiais de janelas de transferências com o mesmo número de semanas cada, oito.
Normalmente, o primeiro período tinha 12 semanas, e o segundo quatro, totalizando as 16 no limite imposto pelo regulamento da Fifa para as negociações. Isso foi um pedido dos clubes, para ganhar mais tempo para inscrições no meio da temporada.
Atletas sem contrato podem fechar a qualquer momento, mesmo que o último clube tenha sido algum de fora do país. Só é preciso respeitar os encerramentos de inscrições que constam nos regulamentos específicos das principais competições continentais e nacionais.
Em 2024, a CBF criou uma exceção em seu Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atleta após a constatação de um problema: os jogadores que disputam Estaduais por clubes sem calendário ao término dessas competições, e que se mantém sob contrato, como se recolocam no mercado se a janela principal está fechada?