Jungkook, Shakira: quem é especulado para estar na abertura da Copa
Dua Lipa negou rumores de que estaria na cerimônia, e Rod Stewart disse que recusou uma oferta de "mais de US$ 1 milhão" para se apresentar na abertura da Copa do Mundo no Catar
A cerimônia de abertura da Copa do Mundo acontecerá no domingo (20), antes da partida que dará o pontapé inicial para o mundial, entre o anfitrião Catar e o Equador, às 13h (horário de Brasília).
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) ainda não anunciou a lista de artistas que participarão do evento, mas há nomes sendo especulados – e alguns já foram descartados – na imprensa.
A banda sul-coreana BTS disse que Jungkook, um dos sete membros do grupo, estará na cerimônia.
Outros nomes apontados como possíveis de estarem no evento são a cantora pop colombiana Shakira, que cantou a música oficial da Copa do Mundo de 2010 – “Waka Waka” -, o grupo norte-americano Black Eyed Peas, o cantor britânico Robbie Williams e a cantora canadense Nora Fatehi, de acordo com o jornal britânico The Telegraph.
A cantora britânica Dua Lipa negou rumores de que se apresentaria na cerimônia, e o também britânico Rod Stewart disse ao The Times que recusou uma oferta de “mais de US$ 1 milhão” para se apresentar no Catar por entender que não seria “correto” participar do evento.
Originalmente, a cerimônia de abertura e, em seguida, a primeira partida do anfitrião, só ocorreriam no dia seguinte, logo após outros dois jogos, o que criaria a situação incomum de dois confrontos acontecerem antes do evento, mas a Fifa resolveu antecipar a estreia da seleção catari no torneio em um dia.
A cerimônia de abertura será realizada no Al Bayt Stadium, que tem uma arquitetura inspirada nas redes usadas pelos povos nômades do Golfo Pérsico. Localizado a 40 km ao norte de Doha, o estádio é o mais distante da capital, mas é um dos com maior capacidade – pode receber 60 mil torcedores – e tem teto retrátil.
Na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, a cerimônia de abertura começou com uma apresentação de Robbie Williams e da soprano russa Aida Garifullina. O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente da Fifa, Gianni Infantino, fizeram discursos no evento.
Autoridades cataris estarão presentes na abertura nesta edição, mas não o presidente do Equador, Guillermo Lasso. Lidando com uma crise de violência no país, o líder sul-americano disse que não comparecerá à cerimônia de abertura da Copa do Mundo e ao primeiro jogo da seleção equatoriana no mundial.