Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    CBF avalia adiar rodada e migrar clubes gaúchos para outro estado

    Grêmio e Inter pediram ajuda a outros clubes pelo adiamento total do Brasileirão

    Arena do Grêmio foi tomada pela água das enchentes em Porto Alegre
    Arena do Grêmio foi tomada pela água das enchentes em Porto Alegre Ramiro Sanchez/Getty Images

    Marcel Rizzoda Itatiaia

    A direção da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) já avalia a possibilidade de adiar toda a rodada do próximo final de semana da Série A, não apenas jogos dos clubes gaúchos. Não há consenso, entretanto, e a decisão final será do presidente Ednaldo Rodrigues.

    O motivo são os alagamentos em todo o Rio Grande do Sul por causa das chuvas, tragédia que já deixou mais de 80 mortos, centenas de desaparecidos e milhares de desabrigados.

    Uma opção estudada é adiar a rodada do próximo final de semana e depois migrar os clubes gaúchos para outra cidade, provavelmente Curitiba. Os times treinariam na capital do Paraná e jogariam na Ligga Arena e no Couto Pereira. O Athletico-PR se mostrou solidário em ceder seu centro de treinamento.

    Como a Itatiaia revelou, as diretorias de Inter e Grêmio pediram ajuda a outros clubes para pressionar a CBF pelo adiamento total da competição. Não há, entretanto, unanimidade entre os dirigentes sobre o assunto. O único a se pronunciar publicamente favorável a isso foi o presidente do Atlético, Sérgio Coelho.´

    Inter e Grêmio alegam que sairão prejudicados para o restante da competição neste cenário de adiamentos pontuais, já que acumulariam jogos no futuro, com pontuação atrás em um calendário apertado. Por isonomia, pedem a paralisação total da competição por algumas rodadas e foram buscar apoio de clubes de outros Estados. O Inter fala em 20 dias sem partidas.

    Dentro da CBF também não há consenso. A preocupação é com o calendário, já apertado. A solução seria encaixar jogos em Datas-Fifa, quando o campeonato para, em junho, setembro, outubro ou novembro, mas haverá gritaria de clubes porque perderiam jogadores em convocações. Por isso, também, alguns presidentes torcem o nariz para o pedido de Inter e Grêmio por ajuda.

    Já está decidido que pelo menos os confrontos dos times do Rio Grande do Sul no próximo final de semana serão adiados. Os jogos Atlético x Grêmio, marcado para sábado (11), na Arena MRV, em Belo Horizonte, e Inter x Juventude, no Beira-Rio, na segunda-feira (14), às 21h, não ocorrerão. O confronto pela Copa do Brasil entre Inter x Juventude, pela ida da terceira fase, adiado de 1º para 10 de maio, na próxima sexta, também não será realizado.

    A CBF deve adiar também as partidas de Ypiranga, São José e Caxias, pela Série C, e de Novo Hamburgo, Avenida e Brasil de Pelotas, pela D. Isso já ocorreu no final de semana passado.

    Situação dos clubes gaúchos

    As situações de Inter e Grêmio são críticas. A capital Porto Alegre está debaixo de água e o aeroporto Salgado Filho está fechado, pelo menos até a próxima sexta-feira (10), para pousos e decolagens. Há muita água nas pistas e no saguão.

    Os estádios de Grêmio e Internacional estão inundados, assim como os centros de treinamento, impossibilitando que os jogadores trabalhem. Ninguém arrisca uma previsão de quando esses equipamentos estarão funcionando normalmente.

    Grêmio e Inter tiveram seus jogos neste meio de semana, contra Huachipato-CHI, pela Libertadores, e Real Tomayapo-BOL, pela Sul-Americana, respectivamente, adiados pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para datas ainda incertas.

    A confederação também avalia postergar os confrontos da próxima semana, do Tricolor contra o Estudiantes-ARG e do Colorado frente ao Delfin-EQU, ambos marcados para Porto Alegre. Diretores da Conmebol conversam com a CBF e são favoráveis a que Inter e Grêmio indiquem estádios em outros Estados para jogar.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.

    versão original